Marcadores

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

2012.E o mundo acabou.

Então o mundo vai acabar.Que ótimo!
Há uma profecia Maia -não é a de César,ex-prefeito nosso carioca- que através de uma série de raciocínios astronômicos,matemáticos - lá na época deles,com todos os chutes e aproximações possíveis,mas era essa a ciência naquele momento- alerta-nos para o fato de que em 2012,portanto daqui há pouco mais de dois anos, toda essa 'maravilha' vai para o brejo.Feito vaca....
Haverá um alinhamento planetário provocando reversões climáticas insuportáveis para o nosso organismo e o surgimento de tempestades devastadoras,furacões, elevação máxima do nível do mar, maremotos, terremotos,enfim tudo de mais intenso que a natureza pode nos dar.
Recentemente, num evento entre amigos, soube que alguns conterrâneos cariocas estão pensando em se mudar por algum tempo até o maremoto passar.E o pior é que é sério.Mas por que não seria?
Existe em alguma região da Califórnia,Estados Unidos, uma área vulcãnica conhecida como 'Yellow Stove" que se explodir, e não há como prever ou deter essa tal explosão, nos conduzirá novamente a uma era glacial.
Seremos os novos dinossauros da era virtual.
Não sei se o tal forno-fogão ou estufa amarela californiana desejará se antecipar ao prometido evento de 2012,visto que os norte-americanos são viciados em supremacias.O que está bem explicitado na sua constituição. É uma carta magna de e para vitoriosos.
Uma das maiores ofensas que alguém pode proferir a um estadunidense é chamá-lo de "loser", ou seja,perdedor. Também não sei se os estadunidenses sofrem neuroticamente de alguma culpa,visto que são ocidentais.
O pensador francês e estudioso da cultura oriental, François Jullien , em seu último livro, afirma que um chinês ,por exemplo, não sofre de culpa.Um chinês reconhece um erro cometido e tenta arrumá-lo.Não fica cinicamente ,neuroticamente se culpando ou de preferência responsabilizando os outros pelo erro.E o erro se eterniza e multiplica-se.Já o japonês radicaliza:diante de certos fracassos alguns se matam.
Então,já que o mundo mundo vasto mundo vai desaparecer isso explica o imenso narcisismo de alguns que querem a todo custo salvá-lo.Por isso é que estão ou são verdes!
O mundo não parece que queira lá se salvar,mas não precisamos destruí-lo agora, não é mesmo? Por quê?PORQUE narcisicamente ainda estamos por aqui! Escrevendo, trabalhando,vadiando,exibindo as nádegas,matando os outros,comprando panetones superfaturados com dinheiro alheio, etc.
Não é a cara do mundo Stalinista-Lulista oferecer brinquedos elétricos sem a energia suficiente para empurrá-los para algum canto?
Fizeram então um filme chamado 2012.Não vi o filme 2012.Ainda estou em 2009.Acreditei na Odisseía 2001 de Stanley Kubrick e não fui para o espaço com aquela bicicleta alada dos ETS Spilberguianos .Agora....o Brasil está na moda!O Brasil está.... não os brasileiros.
No tal filme, a estátua do Cristo Redentor, patrimônio da humanidade, maravilha eleita, é destruída de saída! Acho que a turma vai gritar mais e mais."Isso é coisa de evangélico ,judeu ou kardecista'!- vociferava alguém à saída do cinema.Pura ficção.E o que não é? Qual é cara do teatro de hoje?Qual é o personagem que carrego agora e aqui?
Alguns outros conterrâneos alertaram-me que Brasília seria um bom refúgio,devido aos seus quase 1000 metros de altitude,clima de deserto e outras façanhas.Curioso.Morei por aqueles planaltos durante oito anos e o fim do mundo pode postergá-la à eternidade.Igual a vida que é e-terna.O que seria dela , a vida, sem a gente?Sem mim ela não há. Vai ver que é por essas e outras que o bom e velho Niemeyer,nosso arquiteto herói, está com 102 anos.Devem ser fluidos candangos.Sem muito panetone arrudista,é claro. E tem também aqueles míticos todos (digo míticos e não místicos ,pois aquilo é crença.Não é um exercício de afastamento radical do que há e operar sem juízos de valor.Eles acreditam pia e cegamente que Aquilo que eles creêm fala a verdade, e única verdade, sobre o mundo) e que habitam Cidades em torno da capital.Vai ver que são reencarnações neo-maias,pré-catástrofes,pós-Nostradamus,sabe-se lá da Silva?Interessante como adoramos cultivar e plantar tolices.
Porém, antes de acabarmos com o tal mundo é preciso lembrar que o século XXI já começou a rodar a sua película.Desde 11 de Setembro de 2001...pelo menos.

Um comentário:

andrea dutra disse...

to querendo saber se esse mundo vai acabar mesmo, pra eu dar início aos trabalhos de despedida. Se confirmarem a efeméride, aperto o botão do foda-se, peço logo a primeira saideira, uma caldereta beeeem gelada e, se der vontade, acendo um cigarro de filtro amarelo, beeeem forte, e ainda peço uma pizza, ou duas. Já que vai acabar mesmo, quero assistir de camarote e gozar no final. Sem culpa cristã, nem harakiri...