Marcadores

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aonde vamos.Aonde vamos!Aonde vamos?

Saudades de Gonzaguinha.
Assisti a um show de Gonzaguinha no Ginásio de Esportes do Colégio Marista,em Brasília.Era o início dos anos 80.Entrei fantasiado de anão. Carregava uma bolsa pendurada nos ombros.A bolsa era maior que os meus 14 anos de então.Fantasiei-me para driblar o censor da porta.Obviamente ,ele fingiu que não entendia o que era aquilo que lhe acabara de mostrar uma falsa carteira de estudante.Na tal carteira eu já era universitário e tudo! "AH! Estudante de medicina?Estou precisando que um doutor me ajude com as costas!Elas me tiram do sério!"
Antes que outra dor lhe atingisse,prometi-lhe uma boa indicação médica:
-Tenho umas colegas bem competentes....-avisei-lhe ,do alto da minha arrogância juvenil.
O cidadão (creio que em fim de carreira) sorriu contente.Era um cínico profissional!
O show começou atrasado.Nesses tempos ,o evento melhor que por lá marcava presença eram os jogos de basquete .O campeonato Brasileiro de basquete Universitário.
Gonzaga filho tinha fama de temperamental,assim como Gonzaga pai.
Temperamental são os caras que transam mal os seus humores,ou seja,já que todo mundo é bipolar pois não há noite sem dia,ódio sem amor,beleza sem o feio,obsessividade sem ataque histérico,mania,excitação sem depressão à espreita,enfim vida e mortesó que essa última não há, as intensidades e a frequência com que oscilamos de um pólo a outro é que nos deixam assim .....temperamentais,sazonais.Resumindo:nada mais normal do que os temperamentais.
Os hormônios também contribuem para essa alternância toda.Afinal, nosso cérebro é um sistema eletroquímico bastante complexo.E há também aquele famoso neurotransmissor , a tal da cultura, que afeta partes motoras,metabolismos,humores, tesões ,sobretudo, e destinos afins.Enfim,sós.Desde sempre e para sempre.Mas pode haver boa companhia na travessia.
Gonzaga Filho,temperamental aqui- agora ou lá no tal show,é um ótimo exemplo.
O copo já estava cheio há tempos ,mas ele persistia.
Naquela noite,sentado numa arquibancada modesta , de um colégio afamado pelo também sempre tempo delirantemente gregoriano ( o ano está acabando,é isso mesmo?) ,escutei feliz a um homem indignado.
Gonzaguinha estava irritado por estar na Brasília dos ainda generais sanguinários.Ele era propositadamente antipático e rude com a platéia.Achei chato aquilo.Estávamos ali para prestigiá-lo e considerávamos importante o seu trabalho.Puto eu também estava ,pois a minha bolsa cafona não fazia o menor sucesso! Eu sempre com a minha mania de olhar para as pessoas mais velhas do que eu!Tentava imitá-las,seduzi-las.Quanta pretensão!!Também pudera:o pai se chama Cristóvão Colombo!
À essa época , além da Farrah-Fawcett que era minha musa eterna, havia uma menina de treze anos ,Adriana, colega de um curso de inglês.Não era bem colega ,visto que ela estudava em outra turma.Era mais adiantada do que eu.E por isso não fazemos parte de um mesmo colegiado?Claro que sim. O colegiado que tenta falar - cheio de sotaque felizmente- essa língua anglo-saxônica que vem de longe.E bota longe nisso...e a tal menina me ignorava cheia de si e do maior dos pecados que é a soberba! Aos 15 !E ela já era mascarada!E eu gostava assim sim!..... da filha da pu...
Gonzaga Filho suscita emoções,rememorações.....Um belo autor jamais morrerá.
E aqui, sangrando um pouco,pergunto-me: "É....É?A gente não tem mais cara de babaca!??

2 comentários:

andrea dutra disse...

adoro a palavra temperamento. Me lembra tempero. dependendo do dia a gente tá mais pra sal, mais pra doce, mais ácida. E tb gosto de temperar a água, a quente com a fria. Linda essa palavra! Eu sou, assim como vc, bem temperadinha! rs E quem serão os destemperados? bj

carluchodantas disse...

Somos parecidos até nisso.
Beijo grande,Carlucho.