Marcadores

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CELEBRAÇÕES e celebrações

Há muito que me sinto refém das barbáries cotidianas e de outras que eventual e eventuralmente ocorrem.
Quem diria que um simples jogo de bola pode se transformar em palco para animais coadjuvantes?
São coadjuvantes sim - e isso tem lá a sua importãncia -,e querem mostrar as bundinhas caídas também.Aliás, não se faz outra coisa nessa era de narcisismo escancarado.
Não sei se já comentei por aqui,mas em recente programa televisivo uma estudiosa de Astronomia , de Física, mostrava o quanto somos tão somente um cocô de poeira enfiados no vasto universo.Isso se considerarmos apenas a nossa galáxia que é outra titica..Se aumentamos e melhoramos a lente ,haverá vertigem no horizonte.
O apresentador-gozador ficou incomodado. Indagou cheio de aflições :"Isso pode enlouquecer"! A resposta foi brilhante:"Sim,mas pode trazer muita lucidez"!
E assim um narcisismo televisivo- e esse é dos grandes- ruiu por alguns segundos.
Essa turma parece imersa numa paranóia sem fim. Acreditam que todos os admiram, que assistem necessariamente às tolices que são exibidas nas telinhas,que apreciam e concordam com tudo aquilo, etc , etc.E são todos tão lindos,maravilhosos....
Faz tempo (E qual seria ?Nublado ,chuvoso?) que o que me interessa para valer ali é uma mistura de pornografia com noticiário com algum documentário com jogos -alguns- de futebol ou outro esporte qualquer.AH! Há também o programa de lutas com muito chute na cara e sangue escorrendo.Vejo-o imaginando-me ali socando algum canalha com seus dólares enfiados nas meias ,nas sacolas, no rabo da desfaçatez.Ou ainda, nocauteando os delinquentes jovens que poluem meus gramados.
O dejeto de poeira que somos arrebenta com qualquer pretensão narcisista. O espelho é muito mais complexo e amplo. E mesmo que toda reflexão , a partir do nosso próprio espelho que se chama de EU,EGO, NÃO nos comova , ela irá nos ofuscar permanentemente.Não há forma de escapar,mas há maneiras de se tornar mais lúcido,mais atento,mais circunspecto. Aprendi que a circunspecção não é sinônimo necessário de sisudez.Há certa aproximação etimológica,semântica,mas também há de se lembrar do olhar em circunferência,da contemplação dos vários lados.
É fundamental O tal olhar porque ele derroga os racismos .
No caso específico dos esportes, das competições entre corpos, entre gladiadores, temos que considerar o fato de que haverá perdedor. Isso já é combustível suficiente para emulação de ódios,amores e frustrações.
Todavia ,se existe o que perde há também aquele que triunfa.Logo, ambos são importantes para que o enfrentamento ocorra.E os exibidos voyeurs podem gozar felicidades. Aquela camisa lá também é minha,também sou eu.Posso ser tão torcedor do Flamengo quanto do Vasco, em algum momento outro.Ao mesmo tempo não dá.É impossível. Aliás, viu-se tal coisa nos embates recentes do campeonato da terrinha que finda...
Esses enfrentamentos trazem à tona as formações e informações recalcadas, escondidas no famigerado inconsciente.Freud denominava de retorno do recalcado. Sintomas, sonhos, atos falhos, chistes, tropeços enfim seriam indicativos dos nossos tesões e idéias escondidas por vontade nossa,mas por pressão extrema de outras formações .
Algumas mentes estão acreditando que basta querer que as coisas se darão! Então tá certo! Retiremos a gravidade dos meus pés e a carga genética que herdei - sabemos dos conceitos epigenéticos e da própria concepção de sobredeterminação ,em termos secundários, culturais, que a Psicanálise traz,mas que há uma herança primária,corpórea que vem de longe,isso há-, e tudo se realizará mediante a minha gracinha de vontade.Haja Narcisismo!Haja infantilismo!E a sorte, a fortuna?Desapareceram do vasto,vasto mundo,como alertava Drummond?!
Sofremos do receio em assumir o que realmente podemos ser e que parece ser aquilo que se tem.Não há narcisismo que aguente uma intervenção analítica.
Muitas vezes surpreendo-me falando demais.Noutras falo de menos ,calando tolices pretensiosamente sábias.
Porém,detesto o barulho demasiado nos falastrões emudecidos.
Preparando-me para batalhas, enrolei minha bandeira na quietude do quarto antigo-recém -reformado ,enquanto a caravana bostejava cânticos tribais e se engalfinhava, berrando a isso de celebração!Chega a ser constrangedor.
"Entonces"..que Role a bola que rola.

Um comentário:

andrea dutra disse...

concordo completamente com vc! aliás, já falamos muito sobre isso tudo, né? e vc é o único que eu conheço que tem coragem de desafiar a voz corrente do "tudo posso naquele que me fortalece". rs