Marcadores

domingo, 7 de julho de 2024

 Através dos táxis do Rio de Janeiro.

Dentro do táxi, chuva lá fora, aviso sobre o meu destino. O motorista com sua barba longa e branquinha é daqueles que colocam uns adereços no painel do carro. Ininteligível a combinatória ali disposta. Uma confusão estética. Proposital por certo .
Taxista aqui no Rio espera por um gatilho que discorra sobre algum aspecto do cotidiano da cidade para iniciar a catarse. Nesse caso, o tema foi a troca do asfalto-buraco de algumas ruas, as principais vias de comércio de um bairro ou outro. É o caso do meu bairro nesse momento. Não podemos nos esquecer que estamos a 3 meses das eleições municipais.
Assim como a ornamentação do painel do veículo dele, carro esse que é chamado 'carinhosamente ' pelos outros taxistas de Capivara, o assunto passa a ter uma direção também ininteligível. Contudo, algumas passagens são passíveis de acompanhamento. Por exemplo: quando ele mistura gastronomia com teologia. Gastronomia nesse caso específico pelo fato de ter sido dono de padarias. Isso mesmo. No plutal. Logo depois, alerta que tinha sido empresário. E que é casado com uma gringa. Gastronomia, padaria...Em tempos de falta de noção explícitas e exibicionismo vulgar, deve combinar, harmonizar com algo . Quanto à teologia, ele era doutor.
DIzem que o doutorado deveria trazer algum ineditismo na sua tese. Muito raro isso. Ou quase nunca se vê. Mas duvido que algum doutoramento traga expressões como 'pnaumonia ', letra miúscola ' e uma leva de outras palavras em que o plural não comparece nem por decreto de reitor ou da banca composta.
Os xingamento políticos eram frequentes poupando, malandramente, um único personagem. Aquele tosco mesmo impronunciavel. Ah...Ele também passou pela polícia militar tal como o avô. A quem declara saudades indeléveis ( esse termo é meu) .
Em tempos eleitorais, taxistas sempre foram bons cabos eleitorais.
O nada saudoso, também avô, Paulo Maluf ( recluso, recluso), lá da capital paulista, dizia isso. Servidores Públicos também podem exercer tal função. Muitos são coagidos.
Acho que o nada simpático e profundamente ignorante doutor em teologia,ex- padeiro chefe, militar, motorista empresário era, pra valer, doido.
Local desejado alcançado, votos de felicidades recíprocos e uma última colocação da minha parte, antes de fechar a porta da simpática Capivara mecânica:
' Obrigado pelo texto'.
Não esperei pela resposta. Ainda chovia.

Nenhum comentário: