Marcadores

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

 



Merlot feito aqui. Rio Grande do Sul. Safra 2022. Custo benefício otimo. Bom vinho. Despretensioso. Eles indicam para comer com coisas veganas ....O que é isso? Comi com carne vermelha ... E tem algo bom nesse vinho. É pouco alcoólico. Equilibrado. Não se esconde atrás do álcool. Álcool ilude ...


 Voto impresso e suas desculpas e tecnologias. 

Chegamos ao idiota bomba . Não é bem um  homem bomba.

Doença mental é algo muito grave. E eles estão aos milhares, milhões. E como é fácil se aproximar daquilo tudo. Precisou que uma governadora interina se apresentasse para dar desculpas outras. No momento em que  quase toda a mídia já tinha a identidade e a ficha corrida do elemento pátria família papai noel , sujeito recatado, sic, segundo um deputado federal conterrâneo dele, ela insistia que precisavam esperar pela autópsia, sic, para saber de quem se tratava..O corpo só pode ser retirado hoje...A cara deve estar desfigurada. Já imaginou quanto tempo de espera.. É o que resta para  defender o voto impresso.


 O tosco sendo cada vez mais tosco sob a lógica de que assim tudo será igualmente tosco. Sem fim.

É vexatória a pantomima sob a qual certas fardas pensam reluzir. Qual gesto nobre advém dali?
Já houve um Almirante como Joaquim Marques Lisboa , o Marquês de Tamandaré. Um Brigadeiro Faria Lima. Um outro Eduardo Gomes .
Um Marechal Lott, Ministro da Guerra dele , e se ele,presidente JK , não estivesse de saco cheio das tentativas de alguns fardados em derrubar seu mandado ou impedir posses, tivesse lhe dado o apoio necessário ( uma das razões da capital ter saído daqui para o deserto) , por certo, teríamos tido um outro destino.
Jânio Quadros era um estoivado, doidivana e que tagarelava mesóclises.
Desejava no fundo ser um ditadorzinho civil , sustentado por empresas poderosas, sobretudo da construção civil.
Dir- se - ia a louca : Bebo porque é líquido. Se sólido fosse ...

sábado, 9 de novembro de 2024

 A pusilanimidade junto com a perda de dignidade política,  cada vez mais frequente por esses lados,  encerra a campanha em SP. 

Aceitar uma sabatina com aquele marginal , a quem tratou com camaradagem depois de ser caluniado, ofendido seriamente ( laudo médico falso e ainda por cima  de médico já falecido ) atrás de uma votação  que, Provavelmente não virá, é a descida mais abaixo. A campanha do deputado federal do PSOL pisou muito feio na bola. Mesmo que pudesse virar o jogo. 

Tem acordo que não deve ser feito; assim como dinheiro que não se deve aceitar.

 Morre o Rei Arthur. Morre o Rei Arthur. Um dos espetáculos mais bonitos que assisti com ele , não só os concertos no Teatro Municipal, ao lado da minha saudosa mãe e que também era pianista clássica, amadora, mas era boa ( aluna de Jacques Klein, etc ) foi no Circo Voador com Ney Matogrosso, há exatos 40 anos ( 1984): Pescador de Pérolas. Tem disco, CD, YouTube etc .

Um dos espetáculos mais bonitos que assisti com ele , não só os concertos no Teatro Municipal, ao lado da minha saudosa mãe e que também era pianista clássica, amadora, mas era boa ( aluna de Jacques Klein, etc ) foi no Circo Voador com Ney Matogrosso, há exatos 40 anos ( 1984):
Pescador de Pérolas.
Tem disco, CD, YouTube etc .
Quem foi Arthur Moreira Lima, o 'Pelé do piano' que ganhou título de cidadão honorário de Florianópolis

 O Brasil registra 16 milhões de pessoas vivendo em favelas. Decadência plena. 

E o crime organizado, como bem diz o Ruy Castro ' Crime Legalizado', aparece no principal aeroporto do continente para um ' Welcome' belicoso contra um ex- amigo, ex- parça nas negociatas. 

Vejam o que ocorreu ontem  no Aeroporto de Cumbica ( acho esse nome péssimo), mas além das nuvens baixas, efeito da neblina , tem a cachaça também. Estavam drogados, os atiradores? Provavelmente, não. É o  normal. E a micareta 20? É G-20 ou M-20?

 "Muito prazer 

, presidente. Uma honra ."

Disse ao presidente que mudou a história do clube a pedir de 2013. Isso tem pouco mais de 11 anos.  Não se monta um.trabalho para reconstruir desastres administrativos em pouco tempo. Isso é negócio para 777, cujo apelido é 171.

Eduardo Bandeira de Mello estava na arquibancada com o filho.

 Certos efeitos  do tarde demais.

A vitória de Trump era mais ou menos previsível. Mas o resultado acachapante indica que determinados sintomas serão progressivamente lançados para frente com  força. Mas a razão dessa aceleração empurra esse movimento para trás. A metáfora de um cabo de guerra cabe. Quando identificamos o retorno de fatos,  formações quase que análogas à formações medievais, formações imperiais de períodos supostamente derrotados. Ledo engano. O retorno de uma formação recalcada, inconsciente, pode ser uma chance de cura ou de destruição também pode. No caso das macropolíticas, geopolíticas , o cenário é péssimo. 

Parece que o cineasta Coppola entendeu um pouco mas a saída ' otimista ' é ingênua e demonstra esse pânico. Eu não falo sobre o filme que não vi. Contudo, a entrevista que ele deu quando esteve nas nossas bandas foi de um Don Corleone lúcido,  uma memória privilegiada,  porém bastante  assustado, com saídas gastas e ineficazes para o momento tão grave. É normal. Ele já fez demais. Ele é grande demais. 

Os democratas também foram otimistas. Biden, sem um milésimo da memória de Coppola, pagou o mico que pagou. Arrogante,  as primárias não ocorreram e tentaram enfiar uma vice presidente que ,segundo conhecedores das transas políticas estadunidense, é ainda  fraquíssima para o cargo. 

Dizem que na política o fogo amigo pode ser pior do que o disparado pelo inimigo. Trump não poderá disputar uma outra eleição presidencial. Acho que a turma do partido que tem como símbolo um burro , e que de burro não tem nada, no sentido cognitivo e seus efeitos,  entendeu  que poderia ser tarde demais. Não quiseram queimar algum nome possível e com maiores chances para 2028. Sem falar,  sobretudo, das negociatas de bilhões e bilhões dos que realmente comandam o jogo. E são personagens  tão antigos....Com que idade está o Pateta? Aquele mesmo: um dos  filhos do Disney.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

 Eduardo Paes e o Desgovernador Cláudio Castro são algumas autoridades, as principais nos seus respectivos postos no poder executivo , que não podem passear em muitos pontos da capital fluminense .

A cidade está sitiada faz tempo.

 Cidades de papel..Basta um evento mais severo, 50 minutos de duração, que : senão desabar ou pegar fogo pode escurecer por dias a fio. E isso mata.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

 Emendas orçamentárias, controladas há décadas, séculos, pela turma do centrão,  decidem as eleições municipais no país. 

Vereadores formam uma guarda pretoriana potente que influencia as eleições parlamentares para o Congresso Nacional. Eleição municipal influencia muito as eleições parlamentares gerais. Nem tanto nas eleições majoritárias para o Executivo.

 Outra pequena homenagem. 

Emiliano Queiroz foi uma figura inesquecível. Um ator inesquecível. O Dirceu Borboleta inesquecível tal como relembrou uma querida colega. 

Dirceu Borboleta foi personagem inventado por Dias Gomes. Dias faleceu num acidente de carro estúpido, dentro de um Táxi, em SP, final dos anos 90. Foi anteontem. 

O Bem Amado era uma novela que retratava   de modo irônico, cômico, chamado realismo fantástico certos aspectos da política brazuca. Ou seja: mostrava a baixaria e de maneira muito bem humorada, quase um escracho , essas transas políticas. Era genial. 

Dirceu, assessor do prefeito Odorico Paraguaçu, gago impagável. Sucupira a capital oficial do Brasil. Creio que até hoje. Vale muito a pena ver de novo ou pela primeira vez. 

Borboleta era o melhor dos puxa sacos que um prefeito poderia sonhar. Mas ele gaguejava ainda mais quando contrariava o alcaide que só tinha um objetivo maior: inaugurar o cemitério da cidade.. Eis que O destino realístico fantástico fez a sua parte.

 Cid Moreira foi a voz que trazia alguns, muitos, dos fatos nacionais e internacionais.  Dos 27 anos, ou algo próximo, que ele transformou um boa noite numa marca quase que hipnotizante, parte desse tempo num ambiente de ditadura perversa, lembro-me de uma tia que lhe retribuía a saudação. Certamente, não foi a única. Há uns 20 anos fiquei hospedado num hotel em Friburgo, já faz algum tempo Nova Friburgo, localizado ao lado do teleférico  da cidade e que foi  destruído pelas enchentes mortais de 2011. Cid era o dono desse hotel.

Saturnino Braga recebeu meu primeiro voto para prefeitura. Era 1985. Minha primeira eleição. E a primeira para Prefeitura após muitos anos. Ditaduras não são legais  

Brizola, governador à época, teve sério desentendimento com ele. Eram do mesmo partido, PDT. O governador tinha forte inclinação autoritária. Cercou Saturnino na Câmara Municipal. Ele não conseguia aprovar nada. A cidade, que já estava quebrada, falida,  há anos, quebrou oficialmente. Lembram do Marcos Tamoio? Os relógios mais caros do mundo? Aqueles que estão na orla da cidade até hoje? Pois é...E  Chagas Freitas, governador? Desastres anteriores.

 Saturnino decretou a falência e passou tempos quase intermináveis no ostracismo político. Voltou vereador e quando tentou se reeleger como tal não conseguiu. Eleições no Brasil podem acontecer de tudo. Elegeu-se Senador da República. Uma eleição muito mais difícil.

Honestíssimo. Viveu 93 anos. Sua filha foi minha colega de turma na Universidade. Uma moça de Ouro. A mãe foi amiga de juventude praiana do meu pai e dos meus tios. Casada para sempre com Saturnino Braga. Nosso prefeito.

Boa noite. 

Duas grandes figuras.

 Uma boa parte da mídia televisiva faturou muito, audiência,  anunciantes,  etc, com o personagem impronunciável e que deveria se tornar inelegível,  pegar um gancho considerável numa penitenciária. Ainda por cima se dirigiu à seção eleitoral,hoje, descalço e com aparência de bêbado ou drogado. 

Existem veículos de comunicação que estão quebrados. Obtiveram audiência jamais prevista para o ano mediante cadeiradas ou afins. Cinismo em alta. Um perigo. 

Anarquia é examente o que o cidadão coach fez ao longo da campanha. Baixa civilizatória.

 E a luz...Já voltou? E as árvores tombam...tombam.

Eis que num canal chamado Viva, Globo Play, eles reprisam programas dos anos 70, 80.. Novela " Espigão" , ano 1974, oor exemplo. Está de retorno. 

Nessa teleprodução, o personagem do já falecido ator, Cláudio Marzo, é um ambientalista com posições radicais. Dotado de um discurso lúcido,  ele se volta contra o modo predatório como o Rio foi atingido nos procedimentos do que chamavam urbanização ou re-urbanizacão. Sobretudo  nas  zonas sul e norte da cidade. 

Uma família ,nessa trama ficcional, era coagida com violência para deixar a casa onde  todos eles nasceram e cresceram. A coerção visava a demolição da tal casa para construção do tal ou dos tais espigões. Chegaram a contratar dois bandidos , o ator  Milton Gonçalves era um desses  personagens,  para , numa gíria contemporânea marginal, tacar o terror. 

De preferência, erguiam Espigão ( vou chamá-lo gentilmente de Caralhão) geminados uns  aos outros a fim de  aproveitar o espaço todo. Também, preferencialmente, bastante altos, os tais prédios . 

Os Caralhões então passaram a  trazer  sombra à praia. Escondem o sol e formaram cinturões de cimento. E a brisa que corria as ruas de trás dos bairros foram  desaparecendo. Chamam essa relação predatória de avanços. Sem contar o gasto energético com o maquinário  para subir o e no  Caralhão.

Em qualquer folhetim, há 50 ou 60 anos , esse tema, esses abusos já eram explicitados. Depois, piorou. Não é por falta de conhecimento.

 Cena 1

Compra-se ingresso para o Fest Rio de Cinema. Após pandemia, algumas salas de cinema exibem uma atmosfera semelhantes a um museu aguardando por reforma. 

O endereço era um tradicional ponto de exibição cinematográfica na nossa cidade. Bairro de Botafogo. Ali, já funcionou um outro cinema; outro nome. Fui incontáveis vezes em diferentes períodos da minha vida. 

Taxista atento pergunta se não era no outro cinema do mesmo bairro e que também possui 3 salas , ou seja: 3 cinemas com diferentes tamanhos. Teoricamente, não. Descemos no cinema indicado. Pipoca comprada. Os ingressos apresentados no abominável celular para uma jovem moça. Ela confere. Entramos. As poltronas tinham um número a menos na fileira indicada. A letra, entretanto, correspondia. Apostamos. Botamos fé. Fé é isso: aposta sem conteúdo algum. Começa o filme.. O que era aquilo? Nada a ver com Guimarães Rosa ou a diretora brilhante, Bia Lessa.

Saímos. A jovem mocinha sorri e diz: 'Ah, sim . É no outro cinema'

Felizmente, era bem próximo. Como diria João Guimarães Rosa: Travessias. Ou seria Festival de Cinema no Rio de Janeiro, de hoje...

terça-feira, 1 de outubro de 2024

 Uma pequena reflexão incômoda.

Zona de Interesse é um filme produzido pelo Reino Unido juntamente com a Polônia. Teve a mesma Polônia e a Alemanha como cenários para filmagens.

 A vida da família Hoss, nazista comandante de campo de extermínio ( nesse caso um dos mais notórios, Auschwitz)  e sua pouca perplexidade ou postura denegatória sobre o que se passava bem ao lado da residência deles é de um cinismo ou crueldade inigualáveis. O nazismo está de novo em alta. Por outras mãos e vias. Mudam-se as moscas tão somente. O filme é ótimo, corajoso.. Já vi faz alguns meses. 

Noutro dia, assisti ao 'Belfast'. Lançado em 2022. Kenetth  Branagh , autor, diretor britânico, nascido na cidade que leva o nome do seu filme, dirigiu e fez o roteiro desse  filme em preto e branco. Um pouco chato,  bem verdade, como ele ou eu E tão cínico e denegatório quanto o mencionado anteriormente.

Dizem que é autobiográfico. O olhar diante da guerra civil norte irlandesa, entre católicos e protestantes ( Isso vem de muito longe) , início dos anos 70, em Belfast, parece que tem uma sólida fonte na visão e entendimento desses fatos vividos por esse diretor que também é shakespeareano na alma. Alguns o consideram um dos mais talentosos intérpretes dos personagens do dramaturgo William , na atualidade. 

Shakespeare nasceu na Inglaterra  no início do século 17. Stratford-Upon- Avon, sul de Birmingham), sua cidade natal. 

Na lupa do garoto, Belfast pega fogo, as notícias surgem pelos meios de comunicação disponíveis à época e as ameaças rodeiam, invadem a família dele, o tempo todo. Mas, existem as ilusões pertinentes às pessoas , sobretudo crianças, juntamente com aquela que pode ser a mais perigosa: as paixões. 

A cena que exibe as barricadas que tomam os lados todos da cidade partida- barricadas essas feitas de carcaças de toda espécie e a população a se esgueirar para continuar o caminho da vidinha  diária- é notável. 

Quando acaba esse teatro ( Felizmente não mais do que 1 hora e meia, uma hora e quarenta de duração) permanece uma questão: e os nossos escombros diários, nossas bombas, nossos tiros festejados por lunáticos eleitos, nossos campos de concentração feitos de favelas, ruínas, cracolândias e suas pessoas zumbis ? 

Concorrem ao Oscar?

 Quanto aos ditos apolíticos , tradição do realismo fantástico Sul Americano , não há novidade alguma.

 Desde Jânio Quadros , Teve Collor , O Bozo ( por que não?) , Tiriricas e agora esse cretino, desonesto, boçal,  figura perigosíssima, desse tal de Marçal que concorre à prefeitura paulistana. 

A péssima exemplaridade dos mandatários daqui nas últimas décadas,  salvo raríssimas excessões, leva a esse tipo de 'outsider' a fingir que não joga o jogo político. E o apedeuta  eleitor acredita. Só o fato de se posicionar contra a política dentro de uma  disputa política ( poderes permanentes em disputa, em guerra) exemplifica o horror e os equívocos graves que advirão. Quanto pior melhor já está em vigor. E pode piorar ainda mais. Temos estofo psíquico e condição sócio - financeira para atravessar esse dilúvio? 

O pior é que uma boa parte dos idiotas que apoiam esse.tipo de perversista aloprado são um bando de fodidos. Com o perdão da expressão, tão somente, técnica.

 Debate na TV Cultura para prefeitura de SP ( cidade mais importante do continente) tem cadeirada de Datena , chamado de Dápena pelo candidato do PCC , na cabeça do meliante.

Já já teremos 'bang-bang'  ... Acho que o clima é esse. Aliás, o país pega fogo, o Botafogo é o líder do Brasileirão. Com méritos. E o debate segue com as baixarias típicas de uma arquibancada futebolística. 

A opinião pública,  estruturada como linchamento, participa ativamente com as  grandes redes que se tornaram antissociais e os veículos para essa praticagem. Isso é o normal. Não o novo normal...E se  impõe para o por vir próximo. 

Brasil não se antecipa a nenhuma demanda.  Está sempre em atraso. E é proposital. Não há dúvida. Manter a população em pânico,  sobretudo após as manifestações de 2013/2014 é meta governamental no país. 

Um sambista sábio já dizia: não há nada de errado com o que ocorre por aqui. Tudo é contemplado na cartilha. Faz tempo...

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

 Uma pequena reflexão incômoda.

Zona de Interesse é um filme produzido pelo Reino Unido juntamente com a Polônia. Teve a mesma Polônia e a Alemanha como cenários para filmagens.
A vida da família Hoss, nazista comandante de campo de extermínio ( nesse caso um dos mais notórios, Auschwitz) e sua pouca perplexidade ou postura denegatória sobre o que se passava bem ao lado da residência deles é de um cinismo ou crueldade inigualáveis. O nazismo está de novo em alta. Por outras mãos e vias. Mudam-se as moscas tão somente. O filme é ótimo, corajoso.. Já vi faz alguns meses.
Noutro dia, assisti ao 'Belfast'. Lançado em 2022. Kenetth Branagh , autor, diretor britânico, nascido na cidade que leva o nome do seu filme, dirigiu e fez o roteiro desse filme em preto e branco. Um pouco chato, bem verdade, como ele ou eu E tão cínico e denegatório quanto o mencionado anteriormente.
Dizem que é autobiográfico. O olhar diante da guerra civil norte irlandesa, entre católicos e protestantes ( Isso vem de muito longe) , início dos anos 70, em Belfast, parece que tem uma sólida fonte na visão e entendimento desses fatos vividos por esse diretor que também é shakespeareano na alma. Alguns o consideram um dos mais talentosos intérpretes dos personagens do dramaturgo William , na atualidade.
Shakespeare nasceu na Inglaterra no início do século 17. Stratford-Upon- Avon, sul de Birmingham), sua cidade natal.
Na lupa do garoto, Belfast pega fogo, as notícias surgem pelos meios de comunicação disponíveis à época e as ameaças rodeiam, invadem a família dele, o tempo todo. Mas, existem as ilusões pertinentes às pessoas , sobretudo crianças, juntamente com aquela que pode ser a mais perigosa: as paixões.
A cena que exibe as barricadas que tomam os lados todos da cidade partida- barricadas essas feitas de carcaças de toda espécie e a população a se esgueirar para continuar o caminho da vidinha diária- é notável.
Quando acaba esse teatro ( Felizmente não mais do que 1 hora e meia, uma hora e quarenta de duração) permanece uma questão: e os nossos escombros diários, nossas bombas, nossos tiros festejados por lunáticos eleitos, nossos campos de concentração feitos de favelas, ruínas, cracolândias e suas pessoas zumbis ?
Concorrem ao Oscar?

domingo, 7 de julho de 2024

 Cem anos! Minha querida amiga e colega, há 33 anos, Susanne Bial, chega aos 100.

É uma das pessoas que mais admiro na minha vidinha diante da grandeza que é a vida dela.
Parabéns, Susi. E obrigado a você e a sua família pelo dia extraordinário. Um evento.
Pode ser uma imagem de 4 pessoas
Todas as reações:
Nívia Bittencourt, Ana C Albuquerque e outras 13 pessoas

 Galinha D'Angola.

Pode ser uma imagem de casuar
Todas as reações:
Nívia Bittencourt, Ana C Albuquerque e outras 14 pessoas

 Anfitriã.

Pode ser uma imagem de animal
Todas as reações:
Andrea Dutra, Ana C Albuquerque e outras 19 pessoas

 para isso. Não se está com essa bola toda. O país está há muito tempo fodido. Em diversos aspectos. Arrogância...O coronel, sem qualquer graça ou sapiência, mas tem poderes também, lá da Câmara Federal , pode sair fantasiado de Eduardo Cunha. No pós Carnaval. E que dura muito mais. Basta checar a folhinha ou calendário, como queiram . Não entra na contabilidade de quem não suspende a quarta feira cinzenta. Na conta, a dívida prevalece sobre os dividendos. Essa pequena melancolia, doentia, não criativa, da cabeça brazuca. E somos um povo bastante criativo.

Como ficará? Perguntem à Dilma. Um perigo tudo isso. Para nós. Blocos de Carnaval travestidos de japoneses da Federal com operações inócuas mas provocativas por demais e declarações equivocadas sobre temas belicosos e muito delicados requer cuidado, prudência, mais sabedoria .. Diplomatas profissionais existem
Não há dúvida que existem, em curso nas diversas guerras, e existiram tantos e tantos genocídios. No continente africano é permanente.
Esse ano, por exemplo, completamos 160 anos da Guerra do Paraguai. Um massacre em que 3 nações, Argentina, Uruguai e o Brasil, sobretudo, entraram em guerra , não somente contra o ditador Solano López, mas também atendendo ao incômodo inglês pelo fato do crescimento exponencial da indústria têxtil paraguaia. Concorrência muito incomoda à casa real britânica.
López foi o ditadorzinho caipira com pretensões expansionistas do seu território. Na Argentina e no Uruguai a história é contada.
Os paraguaios desejam tão somente, e republicanamente, que se abram os arquivos secretos, no Exército Brasileiro, sobre a Guerra. A guerra matou quase toda a população de homens adultos do país. O dia das crianças por lá é celebrado em Agosto. Dia 16. Três mil e quinhentas crianças paraguaias foram assassinadas por soldados brasileiros nessa data.
Dificilmente essa revisão acontecerá.
As práticas abusivas cometida pelas nossas forças armadas jamais foram punidas.
O patrono do nosso exército se chama Duque de Caxias.Ele foi o comandante chefe daquele exército.
Todas as reações:
Luthgard Dantas O L Moreira e Mauricio Muricy
Curtir
Comentar
Enviar
Compartilhar