Marcadores

terça-feira, 1 de outubro de 2024

 Uma pequena reflexão incômoda.

Zona de Interesse é um filme produzido pelo Reino Unido juntamente com a Polônia. Teve a mesma Polônia e a Alemanha como cenários para filmagens.

 A vida da família Hoss, nazista comandante de campo de extermínio ( nesse caso um dos mais notórios, Auschwitz)  e sua pouca perplexidade ou postura denegatória sobre o que se passava bem ao lado da residência deles é de um cinismo ou crueldade inigualáveis. O nazismo está de novo em alta. Por outras mãos e vias. Mudam-se as moscas tão somente. O filme é ótimo, corajoso.. Já vi faz alguns meses. 

Noutro dia, assisti ao 'Belfast'. Lançado em 2022. Kenetth  Branagh , autor, diretor britânico, nascido na cidade que leva o nome do seu filme, dirigiu e fez o roteiro desse  filme em preto e branco. Um pouco chato,  bem verdade, como ele ou eu E tão cínico e denegatório quanto o mencionado anteriormente.

Dizem que é autobiográfico. O olhar diante da guerra civil norte irlandesa, entre católicos e protestantes ( Isso vem de muito longe) , início dos anos 70, em Belfast, parece que tem uma sólida fonte na visão e entendimento desses fatos vividos por esse diretor que também é shakespeareano na alma. Alguns o consideram um dos mais talentosos intérpretes dos personagens do dramaturgo William , na atualidade. 

Shakespeare nasceu na Inglaterra  no início do século 17. Stratford-Upon- Avon, sul de Birmingham), sua cidade natal. 

Na lupa do garoto, Belfast pega fogo, as notícias surgem pelos meios de comunicação disponíveis à época e as ameaças rodeiam, invadem a família dele, o tempo todo. Mas, existem as ilusões pertinentes às pessoas , sobretudo crianças, juntamente com aquela que pode ser a mais perigosa: as paixões. 

A cena que exibe as barricadas que tomam os lados todos da cidade partida- barricadas essas feitas de carcaças de toda espécie e a população a se esgueirar para continuar o caminho da vidinha  diária- é notável. 

Quando acaba esse teatro ( Felizmente não mais do que 1 hora e meia, uma hora e quarenta de duração) permanece uma questão: e os nossos escombros diários, nossas bombas, nossos tiros festejados por lunáticos eleitos, nossos campos de concentração feitos de favelas, ruínas, cracolândias e suas pessoas zumbis ? 

Concorrem ao Oscar?

Nenhum comentário: