Marcadores

terça-feira, 15 de outubro de 2024

 Cid Moreira foi a voz que trazia alguns, muitos, dos fatos nacionais e internacionais.  Dos 27 anos, ou algo próximo, que ele transformou um boa noite numa marca quase que hipnotizante, parte desse tempo num ambiente de ditadura perversa, lembro-me de uma tia que lhe retribuía a saudação. Certamente, não foi a única. Há uns 20 anos fiquei hospedado num hotel em Friburgo, já faz algum tempo Nova Friburgo, localizado ao lado do teleférico  da cidade e que foi  destruído pelas enchentes mortais de 2011. Cid era o dono desse hotel.

Saturnino Braga recebeu meu primeiro voto para prefeitura. Era 1985. Minha primeira eleição. E a primeira para Prefeitura após muitos anos. Ditaduras não são legais  

Brizola, governador à época, teve sério desentendimento com ele. Eram do mesmo partido, PDT. O governador tinha forte inclinação autoritária. Cercou Saturnino na Câmara Municipal. Ele não conseguia aprovar nada. A cidade, que já estava quebrada, falida,  há anos, quebrou oficialmente. Lembram do Marcos Tamoio? Os relógios mais caros do mundo? Aqueles que estão na orla da cidade até hoje? Pois é...E  Chagas Freitas, governador? Desastres anteriores.

 Saturnino decretou a falência e passou tempos quase intermináveis no ostracismo político. Voltou vereador e quando tentou se reeleger como tal não conseguiu. Eleições no Brasil podem acontecer de tudo. Elegeu-se Senador da República. Uma eleição muito mais difícil.

Honestíssimo. Viveu 93 anos. Sua filha foi minha colega de turma na Universidade. Uma moça de Ouro. A mãe foi amiga de juventude praiana do meu pai e dos meus tios. Casada para sempre com Saturnino Braga. Nosso prefeito.

Boa noite. 

Duas grandes figuras.

Nenhum comentário: