Certos efeitos do tarde demais.
A vitória de Trump era mais ou menos previsível. Mas o resultado acachapante indica que determinados sintomas serão progressivamente lançados para frente com força. Mas a razão dessa aceleração empurra esse movimento para trás. A metáfora de um cabo de guerra cabe. Quando identificamos o retorno de fatos, formações quase que análogas à formações medievais, formações imperiais de períodos supostamente derrotados. Ledo engano. O retorno de uma formação recalcada, inconsciente, pode ser uma chance de cura ou de destruição também pode. No caso das macropolíticas, geopolíticas , o cenário é péssimo.
Parece que o cineasta Coppola entendeu um pouco mas a saída ' otimista ' é ingênua e demonstra esse pânico. Eu não falo sobre o filme que não vi. Contudo, a entrevista que ele deu quando esteve nas nossas bandas foi de um Don Corleone lúcido, uma memória privilegiada, porém bastante assustado, com saídas gastas e ineficazes para o momento tão grave. É normal. Ele já fez demais. Ele é grande demais.
Os democratas também foram otimistas. Biden, sem um milésimo da memória de Coppola, pagou o mico que pagou. Arrogante, as primárias não ocorreram e tentaram enfiar uma vice presidente que ,segundo conhecedores das transas políticas estadunidense, é ainda fraquíssima para o cargo.
Dizem que na política o fogo amigo pode ser pior do que o disparado pelo inimigo. Trump não poderá disputar uma outra eleição presidencial. Acho que a turma do partido que tem como símbolo um burro , e que de burro não tem nada, no sentido cognitivo e seus efeitos, entendeu que poderia ser tarde demais. Não quiseram queimar algum nome possível e com maiores chances para 2028. Sem falar, sobretudo, das negociatas de bilhões e bilhões dos que realmente comandam o jogo. E são personagens tão antigos....Com que idade está o Pateta? Aquele mesmo: um dos filhos do Disney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário