Marcadores

quarta-feira, 11 de março de 2015

KANDISNKY NO CCBB.

AINDA ESTÁ NO CCBB, RIO. Na rua que faz ano no mesmo dia da Cidade: 1 de Março. 
Cem anos antes d'agente nascer- ou pensa que o fez- esse senhor russo surgia e pouco depois -influenciado por um daqueles jardins de Monet - decidiu abandonar o direito e a etnografia, dedicando-se então às artes plásticas. Criticou o pintor francês por ele tentar abstrair as formas que retratava. Depois, entendeu e se encantou e foi dos primeiros pintores-autores a produzir trabalho teórico consistente chamando-o, primeiro, de abstracionismo e depois arte concreta.
Kandinsky navega desde o ano passado nas nossas águas. Abaixo, um auto-retrato de seu amigo- no início opositor-, Schönberg ( compositor, pintor, pensante). Ao lado, um quadro pintado por um dos seus discípulos quando esteve na Alemanha, início do século XX. Abaixo desse, algumas das suas impressões. E por último, Pavel Filonov ( discípulo e interlocutor) e suas DUAS MENINAS.
Para quem acha que pintura é fazer retrato, somente as formas simétricas, tons que combinam com o sofá da sala, de mal estar , um Pau de self na esquina faz melhor. KANDISNKY É BRILHANTE.

Um comentário:

carluchodantas disse...

As fotos estão disponíveis na minha página do facebook.
Carlucho Silva Dantas