Marcadores

domingo, 27 de dezembro de 2009

Oscar Niemeyer

Gênio maravilhoso!!Exemplo de coerência.Cento e dois anos de lucidez!É um dos maiores homens do mundo em todos os tempos.
No programa, excelente por sinal, da Globo News sobre vida eterna ( ORA!! A VIDA É ETERNA COMO ENSINA MD.Magno em sua Teoria!Quem morreu foi a morte!!) ele lá estava ,lúcido, agora velhinho.
Perguntado sobre se aceitaria ou não uma pílula da eternidade ,respondeu:" Só se for para todos tomarem".Só para mim não tem graça"!.
Diria o Marxista , que isso é coerente com o que Karl sempre apregoou!
Eu,do alto da minha insignificância ,reafirmo o queMagno,Deleuze já disseram!Isso é o capitalismo de última consequência,de última instância. É dividir ,disponibilizar.O resto é freio de mão levantado queimando borracha, destruindo os motores.Capitalismo pra valer é isso!!

Eu prometo mudar em 20....

Postergar para não realizar .É mais ou menos assim que a gente faz quando sai prometendo coisas por todos os cantos.Vou parar de fumar, parar de beber,etctera...num dia tal ,do ano seguinte.Se disser que o dia estará claro sem nuvens,ou seja, poluído à beça, poderemos ter problemas caso alguém acerte.Mais a pior parte é se depois de alguns anos, já mais do que passados, o cidadão insistir em lembrar do tempo claro,logo poluído, daquele dia de promessas.
Os autistas, que normalmente caminham por praias desertas ,de madrugada,pois não gostam muito de .....gente, tem memória privilegiada para alguns eventos.Realizam contas matemáticas dificílimas e se recordam das condições climáticas desse ou daquele dia .Dias que se foram Há anos ,às vezes décadas.Na verdade, eles não somente se recordam ,pois através dos cálculos sofisticados -sem terem entretanto nenhuma idéia de como os realizam, tal qual algumas pessoas que sem uma máquina de calcular simplesmente não calculam- podem remeter-igual computador- a certos períodos muito distantes dos nossos dias atuais.Existe um famoso filme com Tom Cruise e Dustin Hoffman ,"Rain man", baseado em história verídica ,que evidencia isso.
Adiar algumas mudanças é da ordem da mentira.À que se resiste? Qual é o tamanho da recusa?Recusa-se porquê? Reclama-se,por certo, porque dói! E o céu continua poluído e também lindo.
Fazer Análise demora porquê mesmo?Tirar as roupas é bem difícil.Mocinhas e mocinhos que se desnudam na mídia geralmente só retiram as vestimentas,nas revistas,nas telas, não se desnudam para valer.Aqueles que o fazem são artistas de fato.Mudam de pele!Vestem qualquer fantasia.Gonzaguinha,por exemplo, dizia sangrando que se entregava ao cantar....
Falar sem escutar adianta?É pura tagarelice.É adiar de novo.
Creio que uma das virtudes que um processo de análise pode proporcionar é que você passa a dosar as suas tagarelices,as suas opiniões,preconceitos,sem calar as asneiras.Durante muito tempo, digamos até alguns meses atrás, buscava eu pela palavra certa.Isso não EXISTE!!!Pode haver, e há , uma palavra mais apropriada para cada ocasião,mas também é truque de ocasião que ,pode durar décadas.Chama-se Teoria,às vezes.
Uma criança ,por exemplo, não pergunta porque anseia por uma resposta.Ela deseja respostas!!!Paula Toller já nos ensinou quando compôs uma bela e singela canção, onde o exemplo de seu próprio filho nos é apresentado.Ele fica querendo saber de um monte de coisas e vai perguntando,perguntando,perguntando.E a gente, adulto, cuja ruga traduz a paciência, a prudência e a dor - ao menos deveríamos - finge que responde. Adulto pra valer é poeta da vida! Finge como Pessoa,O Fernando, já nos alertara. E não há Botox para isso!!!!Contudo,viva o Botox também!!!Mas com cautela,porque a carne é frágil à beça.Nosso cérebro potente- ao menos diante de outros macacos- limitou a força do braço, das pernas,mas nos deu a Ferrari, O Boeing, o ar-condicionado.Já experimentaram apostar corrida contra um Falcão?Você-Boeing ou Jumbo contra o bichinho sarado.Tadinho dele.Vai demorar muito mais para chegar a Paris.
Já imaginaram também um ano sem alguns feriados? Alguns tipo ....Natal,Ano Novo, Carnaval....
Deixa pra lá. Ano que vem tem mais promessas.Ano que vem tem mais promessas?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aonde vamos.Aonde vamos!Aonde vamos?

Saudades de Gonzaguinha.
Assisti a um show de Gonzaguinha no Ginásio de Esportes do Colégio Marista,em Brasília.Era o início dos anos 80.Entrei fantasiado de anão. Carregava uma bolsa pendurada nos ombros.A bolsa era maior que os meus 14 anos de então.Fantasiei-me para driblar o censor da porta.Obviamente ,ele fingiu que não entendia o que era aquilo que lhe acabara de mostrar uma falsa carteira de estudante.Na tal carteira eu já era universitário e tudo! "AH! Estudante de medicina?Estou precisando que um doutor me ajude com as costas!Elas me tiram do sério!"
Antes que outra dor lhe atingisse,prometi-lhe uma boa indicação médica:
-Tenho umas colegas bem competentes....-avisei-lhe ,do alto da minha arrogância juvenil.
O cidadão (creio que em fim de carreira) sorriu contente.Era um cínico profissional!
O show começou atrasado.Nesses tempos ,o evento melhor que por lá marcava presença eram os jogos de basquete .O campeonato Brasileiro de basquete Universitário.
Gonzaga filho tinha fama de temperamental,assim como Gonzaga pai.
Temperamental são os caras que transam mal os seus humores,ou seja,já que todo mundo é bipolar pois não há noite sem dia,ódio sem amor,beleza sem o feio,obsessividade sem ataque histérico,mania,excitação sem depressão à espreita,enfim vida e mortesó que essa última não há, as intensidades e a frequência com que oscilamos de um pólo a outro é que nos deixam assim .....temperamentais,sazonais.Resumindo:nada mais normal do que os temperamentais.
Os hormônios também contribuem para essa alternância toda.Afinal, nosso cérebro é um sistema eletroquímico bastante complexo.E há também aquele famoso neurotransmissor , a tal da cultura, que afeta partes motoras,metabolismos,humores, tesões ,sobretudo, e destinos afins.Enfim,sós.Desde sempre e para sempre.Mas pode haver boa companhia na travessia.
Gonzaga Filho,temperamental aqui- agora ou lá no tal show,é um ótimo exemplo.
O copo já estava cheio há tempos ,mas ele persistia.
Naquela noite,sentado numa arquibancada modesta , de um colégio afamado pelo também sempre tempo delirantemente gregoriano ( o ano está acabando,é isso mesmo?) ,escutei feliz a um homem indignado.
Gonzaguinha estava irritado por estar na Brasília dos ainda generais sanguinários.Ele era propositadamente antipático e rude com a platéia.Achei chato aquilo.Estávamos ali para prestigiá-lo e considerávamos importante o seu trabalho.Puto eu também estava ,pois a minha bolsa cafona não fazia o menor sucesso! Eu sempre com a minha mania de olhar para as pessoas mais velhas do que eu!Tentava imitá-las,seduzi-las.Quanta pretensão!!Também pudera:o pai se chama Cristóvão Colombo!
À essa época , além da Farrah-Fawcett que era minha musa eterna, havia uma menina de treze anos ,Adriana, colega de um curso de inglês.Não era bem colega ,visto que ela estudava em outra turma.Era mais adiantada do que eu.E por isso não fazemos parte de um mesmo colegiado?Claro que sim. O colegiado que tenta falar - cheio de sotaque felizmente- essa língua anglo-saxônica que vem de longe.E bota longe nisso...e a tal menina me ignorava cheia de si e do maior dos pecados que é a soberba! Aos 15 !E ela já era mascarada!E eu gostava assim sim!..... da filha da pu...
Gonzaga Filho suscita emoções,rememorações.....Um belo autor jamais morrerá.
E aqui, sangrando um pouco,pergunto-me: "É....É?A gente não tem mais cara de babaca!??

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CELEBRAÇÕES e celebrações

Há muito que me sinto refém das barbáries cotidianas e de outras que eventual e eventuralmente ocorrem.
Quem diria que um simples jogo de bola pode se transformar em palco para animais coadjuvantes?
São coadjuvantes sim - e isso tem lá a sua importãncia -,e querem mostrar as bundinhas caídas também.Aliás, não se faz outra coisa nessa era de narcisismo escancarado.
Não sei se já comentei por aqui,mas em recente programa televisivo uma estudiosa de Astronomia , de Física, mostrava o quanto somos tão somente um cocô de poeira enfiados no vasto universo.Isso se considerarmos apenas a nossa galáxia que é outra titica..Se aumentamos e melhoramos a lente ,haverá vertigem no horizonte.
O apresentador-gozador ficou incomodado. Indagou cheio de aflições :"Isso pode enlouquecer"! A resposta foi brilhante:"Sim,mas pode trazer muita lucidez"!
E assim um narcisismo televisivo- e esse é dos grandes- ruiu por alguns segundos.
Essa turma parece imersa numa paranóia sem fim. Acreditam que todos os admiram, que assistem necessariamente às tolices que são exibidas nas telinhas,que apreciam e concordam com tudo aquilo, etc , etc.E são todos tão lindos,maravilhosos....
Faz tempo (E qual seria ?Nublado ,chuvoso?) que o que me interessa para valer ali é uma mistura de pornografia com noticiário com algum documentário com jogos -alguns- de futebol ou outro esporte qualquer.AH! Há também o programa de lutas com muito chute na cara e sangue escorrendo.Vejo-o imaginando-me ali socando algum canalha com seus dólares enfiados nas meias ,nas sacolas, no rabo da desfaçatez.Ou ainda, nocauteando os delinquentes jovens que poluem meus gramados.
O dejeto de poeira que somos arrebenta com qualquer pretensão narcisista. O espelho é muito mais complexo e amplo. E mesmo que toda reflexão , a partir do nosso próprio espelho que se chama de EU,EGO, NÃO nos comova , ela irá nos ofuscar permanentemente.Não há forma de escapar,mas há maneiras de se tornar mais lúcido,mais atento,mais circunspecto. Aprendi que a circunspecção não é sinônimo necessário de sisudez.Há certa aproximação etimológica,semântica,mas também há de se lembrar do olhar em circunferência,da contemplação dos vários lados.
É fundamental O tal olhar porque ele derroga os racismos .
No caso específico dos esportes, das competições entre corpos, entre gladiadores, temos que considerar o fato de que haverá perdedor. Isso já é combustível suficiente para emulação de ódios,amores e frustrações.
Todavia ,se existe o que perde há também aquele que triunfa.Logo, ambos são importantes para que o enfrentamento ocorra.E os exibidos voyeurs podem gozar felicidades. Aquela camisa lá também é minha,também sou eu.Posso ser tão torcedor do Flamengo quanto do Vasco, em algum momento outro.Ao mesmo tempo não dá.É impossível. Aliás, viu-se tal coisa nos embates recentes do campeonato da terrinha que finda...
Esses enfrentamentos trazem à tona as formações e informações recalcadas, escondidas no famigerado inconsciente.Freud denominava de retorno do recalcado. Sintomas, sonhos, atos falhos, chistes, tropeços enfim seriam indicativos dos nossos tesões e idéias escondidas por vontade nossa,mas por pressão extrema de outras formações .
Algumas mentes estão acreditando que basta querer que as coisas se darão! Então tá certo! Retiremos a gravidade dos meus pés e a carga genética que herdei - sabemos dos conceitos epigenéticos e da própria concepção de sobredeterminação ,em termos secundários, culturais, que a Psicanálise traz,mas que há uma herança primária,corpórea que vem de longe,isso há-, e tudo se realizará mediante a minha gracinha de vontade.Haja Narcisismo!Haja infantilismo!E a sorte, a fortuna?Desapareceram do vasto,vasto mundo,como alertava Drummond?!
Sofremos do receio em assumir o que realmente podemos ser e que parece ser aquilo que se tem.Não há narcisismo que aguente uma intervenção analítica.
Muitas vezes surpreendo-me falando demais.Noutras falo de menos ,calando tolices pretensiosamente sábias.
Porém,detesto o barulho demasiado nos falastrões emudecidos.
Preparando-me para batalhas, enrolei minha bandeira na quietude do quarto antigo-recém -reformado ,enquanto a caravana bostejava cânticos tribais e se engalfinhava, berrando a isso de celebração!Chega a ser constrangedor.
"Entonces"..que Role a bola que rola.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

2012.E o mundo acabou.

Então o mundo vai acabar.Que ótimo!
Há uma profecia Maia -não é a de César,ex-prefeito nosso carioca- que através de uma série de raciocínios astronômicos,matemáticos - lá na época deles,com todos os chutes e aproximações possíveis,mas era essa a ciência naquele momento- alerta-nos para o fato de que em 2012,portanto daqui há pouco mais de dois anos, toda essa 'maravilha' vai para o brejo.Feito vaca....
Haverá um alinhamento planetário provocando reversões climáticas insuportáveis para o nosso organismo e o surgimento de tempestades devastadoras,furacões, elevação máxima do nível do mar, maremotos, terremotos,enfim tudo de mais intenso que a natureza pode nos dar.
Recentemente, num evento entre amigos, soube que alguns conterrâneos cariocas estão pensando em se mudar por algum tempo até o maremoto passar.E o pior é que é sério.Mas por que não seria?
Existe em alguma região da Califórnia,Estados Unidos, uma área vulcãnica conhecida como 'Yellow Stove" que se explodir, e não há como prever ou deter essa tal explosão, nos conduzirá novamente a uma era glacial.
Seremos os novos dinossauros da era virtual.
Não sei se o tal forno-fogão ou estufa amarela californiana desejará se antecipar ao prometido evento de 2012,visto que os norte-americanos são viciados em supremacias.O que está bem explicitado na sua constituição. É uma carta magna de e para vitoriosos.
Uma das maiores ofensas que alguém pode proferir a um estadunidense é chamá-lo de "loser", ou seja,perdedor. Também não sei se os estadunidenses sofrem neuroticamente de alguma culpa,visto que são ocidentais.
O pensador francês e estudioso da cultura oriental, François Jullien , em seu último livro, afirma que um chinês ,por exemplo, não sofre de culpa.Um chinês reconhece um erro cometido e tenta arrumá-lo.Não fica cinicamente ,neuroticamente se culpando ou de preferência responsabilizando os outros pelo erro.E o erro se eterniza e multiplica-se.Já o japonês radicaliza:diante de certos fracassos alguns se matam.
Então,já que o mundo mundo vasto mundo vai desaparecer isso explica o imenso narcisismo de alguns que querem a todo custo salvá-lo.Por isso é que estão ou são verdes!
O mundo não parece que queira lá se salvar,mas não precisamos destruí-lo agora, não é mesmo? Por quê?PORQUE narcisicamente ainda estamos por aqui! Escrevendo, trabalhando,vadiando,exibindo as nádegas,matando os outros,comprando panetones superfaturados com dinheiro alheio, etc.
Não é a cara do mundo Stalinista-Lulista oferecer brinquedos elétricos sem a energia suficiente para empurrá-los para algum canto?
Fizeram então um filme chamado 2012.Não vi o filme 2012.Ainda estou em 2009.Acreditei na Odisseía 2001 de Stanley Kubrick e não fui para o espaço com aquela bicicleta alada dos ETS Spilberguianos .Agora....o Brasil está na moda!O Brasil está.... não os brasileiros.
No tal filme, a estátua do Cristo Redentor, patrimônio da humanidade, maravilha eleita, é destruída de saída! Acho que a turma vai gritar mais e mais."Isso é coisa de evangélico ,judeu ou kardecista'!- vociferava alguém à saída do cinema.Pura ficção.E o que não é? Qual é cara do teatro de hoje?Qual é o personagem que carrego agora e aqui?
Alguns outros conterrâneos alertaram-me que Brasília seria um bom refúgio,devido aos seus quase 1000 metros de altitude,clima de deserto e outras façanhas.Curioso.Morei por aqueles planaltos durante oito anos e o fim do mundo pode postergá-la à eternidade.Igual a vida que é e-terna.O que seria dela , a vida, sem a gente?Sem mim ela não há. Vai ver que é por essas e outras que o bom e velho Niemeyer,nosso arquiteto herói, está com 102 anos.Devem ser fluidos candangos.Sem muito panetone arrudista,é claro. E tem também aqueles míticos todos (digo míticos e não místicos ,pois aquilo é crença.Não é um exercício de afastamento radical do que há e operar sem juízos de valor.Eles acreditam pia e cegamente que Aquilo que eles creêm fala a verdade, e única verdade, sobre o mundo) e que habitam Cidades em torno da capital.Vai ver que são reencarnações neo-maias,pré-catástrofes,pós-Nostradamus,sabe-se lá da Silva?Interessante como adoramos cultivar e plantar tolices.
Porém, antes de acabarmos com o tal mundo é preciso lembrar que o século XXI já começou a rodar a sua película.Desde 11 de Setembro de 2001...pelo menos.