Marcadores

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ZUZU/PATRÍCIA/E OS ANJOS.

Ontem, assisti ao filme de Sergio Rezende sobre a vida, luta e morte da estilista Zuzu Angel.Filme de 2006, se não me equivoco com a data, traz como protagonista a atriz Patrícia Pillar. A cena em que ela,ZUZU/PATRÍCIA, recebe a notícia da morte do filho, através de uma carta enviada por um outro garoto esquerdista que delatou o companheiro para não morrer ou ter a família morta , é belíssima, apesar do horror que nela há.Patrícia está maravilhosa no filme, além de linda.Daniel de Oliveira também. Enfim, o elenco todo cumpre seu papel com a maior dignidade.O que já é uma resposta adequada ao período nada digno. A boçalidade era tamanha!Creio que as forças armadas deveriam processar as próprias forças armadas pelo dito período.Seria uma reparação plausível.
Ingênua, mas destemida, Zuzu Angel foi uma figura interessante.Para ela, tal como está registrado na bela canção de Chico Buarque, o que interessava era ter de volta o seu anjo.Infelizmente, isso não só não foi possível, como também lhe foi negado o direito de sepultá-lo.Jogaram seu cadáver no oceano, depois das bárbaras torturas as quais fora submetido.
Esse período para nós é de um ressentimento, de uma dor e cinismo brutais.Muita lágrima , muita cólera ainda há de rolar.
Olhei para o filme e lembrei-me assustado de que contava dez anos- 1976- quando Zuzu Angel foi assassinada tão covardemente quanto fora seu filho, sua nora e tantos brasileiros que reivindicavam um país menos escroto para se viver.Creio- e aqui não me proponho a isso- que as ferramentas utilizadas estavam equivocadas, mal preparadas, inadequadas- ,porém ,por certo, eram bravos guerreiros lutando contra o Senado -estaríamos antevendo algo?- de um Sarney e seus 40 amigos. Aquele Karmanghia -é assim que se escreve?- que tanto passou diante dos meus pequeninos olhos curiosos, foi arremessado feito uma lata qualquer , em local que semanalmente atravesso na vida.Estava tudo aqui tão pertinho e um silêncio cínico e covarde me cercava.O colégio em que estudei quando criança , e que felizmente acabou, era cúmplice daquela merda toda.E eu, do alto dos meus dez anos também, por certo.
Estava assistindo o Picapau Amarelo!Lá , produzido pela turma do monopólio.Quem sabe Emília não me oferecia uma mágica?Pir lim pim pim e ..pronto!Vivam os anjos!
Um dia achei que a Psicanálise respondesse para o mundo todo e então o meu mestre,MD MAGNO, me alertou:"Menino.Isso é só uma ferramenta para ser aplicada.Acho-a melhor do que todas as outras que pude e posso conhecer, mas já pensou se a psicanálise necessitasse dos chineses para sobreviver?!"
No livro "Segredos da Alma" em que o Novaiorquino Ely Zaretsky conta um pouco dos altos e baixos da história da Psicanálise- FREUD FOI O MAIOR DOS HOMENS!- HÁ RELATO DE QUE EXISTIU ANALISTA-ANALISTA?- NA China, na África, na Rússia e até....a ditadura dos outros boçais, vermelhinhos, primos não muito distantes dos gorilas que mataram Stuart Angel, entrarem em cena e acabarem com o Estado de Direito.Freud revirou o planeta.
Cazuza, que me assombrou noite passada, cantando ao lado de minha mãe, também já falecida, disse em canção:'Só as mães sofrem'.

Nenhum comentário: