Marcadores

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fernando Botero e a top model

Fernando Botero é um Colombiano exilado. Tal como o seu conterrâneo egrégio, Garcia Marques, não pode circular pelo seu país.Há muito , denunciam atrocidades cometidas por bandidagem e politicalha na sua terra natal.
O Brasil, segundo alguns analistas políticos, só não se transformou numa Colômbia por ter produzido uma classe média enorme.Por lá, o abismo social foi maior:índios de um lado e uma classe abastada na outra ponta.
Encontrei as pinturas de Botero no ano passado, numa exposição no Malba , em Buenos Aires. Lá desfilavam perfiladas suas gordinhas e seus conterrâneos ensanguentados por tiros ou facadas. Por causa deles é que Botero teve que se exilar.
Mas o que interessa são as gordinhas. Sensuais, elegantes, destemidas.Exibiam-se fagueiras e fogosas.
O pintor decidira retornar ao período em que retratava-se mulheres mais gordinhas por que elas eram um sinal de saúde. As mais magrelas eram confundidas com mulheres enfermas.Normalmente, tuberculosas.
Não sei também se Fernando decidiu pintá-las enquanto alusão às avessas à desnutrição tão comum nos países mais pobres...o que importa é que elas se exibem com brilhantismo e sensualidade.
Deveriam ,portanto, convidar o mestre para retratar as magrelas com biotipo de menino - sem bunda, sem seios e que nem ao menos sabem realizar aquilo que outro grande mestre, Brasileiro Millôr Fernandes, costuma celebrar como o melhor movimento feminista já existente, o movimento dos quadris-, nesses eventos patéticos denominados Fashion something, na verdade, fashion nothing.
E o pior é que tem gente que vê sensualidade naquilo.
Todavia, há uma nova velha geração que parece estar dizendo um não para tudo isso.
Aliás, há uma geração que anda pouco se importando com os chamados automóveis. Aquelas formações gravíticas que só andam para frente e para trás. Creio que a moçada possui brinquedinhos eletrônicos mais sofisticados, mais ágeis e menos poluentes.
Um dado curioso é que ao adquirir um carro , a maioria das pessoas- dados obtidos por uma pesquisa norte-americana- foca o seu olho na parte dianteira do carro. A traseira pouco importa.
E a máxima no Brasil de que a preferência do machos é pela bunda?Carro não tem bunda?Brasileiro não sabe a bunda que somos?
Vai ver que é por isso que alguns novos machos estão desinteressados pelos carros de hoje. Falta-lhes algo....falta-lhes abundância!
Precisamos convocar com certa urgência o Botero para que ele resolva essa questão para nós.
Felizmente , há gosto pra tudo!!I

Nenhum comentário: