Marcadores

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

sonho?

E eis que as elocubrações oníricas não nos deixam em paz. Ali se encontram algumas das maravilhas do nosso cérebro. Uma riqueza sem igual.
Quando Freud advertiu que não adiantaria , ingênua e pretensiosamente, atropelarmos aqueles relatos, onde a tal hermenêutica já está desenhada a partir do próprio relato do sonhador. Ele falava então nas condensações e deslocamentos indicando assim que aquela imagem que se apresentava não era bem aquela, ou melhor, o significado daquilo tudo está em outra instância, tem outro sentido que não o que está enunciado, identificado. São muitas as formações que estão em jogo e não conseguiremos mensurá-las inteiramente - o conceito de formação aqui é retirado da obra de MD.Magno.
Lembro-me que relatei em análise sobre um suposto sonho de angústia - o que já era muita pretensão visto que a angústia pra valer- e a dupla face desenhada por Freud ainda está valendo- é coisa de gente grande. Então o sonho trazia alguns répteis ferozes com os quais "yo" estabelecia uma guerra sanguinária. Após algumas sessões , meu analista me convenceu que os répteis eram meras lagartixas.
Porém, o de agora tem conotação política e desejo interesseiros.
Na porta do famigerado salão de entrada do Congresso Nacional , o americano sem nome vocifera na direção do Deputado Fernando Gabeira:'Eu sou protestante! Esqueça os Estados Unidos'!Foi contido por seguranças estupefatos e que nada entendiam.
Elegantemente , O Deputado, futuro prefeito, respondia: "Vou ensinar uns passos de capoeira a esse malandro".Nada mais carioca!
A perversão desenfreada do mercado mundial nos colocou na rota de falência. Os incautos ignoram o momento de segurar as pregas. Imaginem que um diretor, desses bancos que viraram sucata nos Estados Unidos, há poucos dias, recebia salário de 17.000 dólares por hora!E era o diretor e não o Presidente.
A lição vem do sonho Gabeirista e da declaração do senhor , sambista de vida toda, de um morro carioca. Ao ser perguntado como estava passando, respondeu: " Se pra malandro está um horror imagina pra otário".

Nenhum comentário: