Marcadores

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ganhar e perder

Já foi dito por alguns entendidos que Fernando Gabeira ganha quando ele perde. E é verdade. Gabeira é um sobrevivente político , há pelo menos quarenta anos. Talvez a afirmação de que tenha se preparado para vida toda, não tenha sido compreendida pelos oportunistas de ocasião que afirmaram terem se preparado a vida toda para, por exemplo, ocupar cargos públicos.
Também é equivocada a leitura de que abstenções e praias , calor e sol e gandaias atrapalharam a trajetória do sempre guerrilheiro. Tudo ajuda e tudo pode atrapalhar também. A abstenção considerável por parte dos eleitores na Zona Sul é um sinal importante, mas não explica o resultado.
Faz anos, que uma parte dos cariocas demonstra a sua insatisfação, ojeriza em relação à política ,através da sua ausência ou apostando, sob forma de protesto, em candidaturas bizarras. Macaco Tião ou um Rinoceronte prefeito já mereceram milhares de votos na história dos nossos pleitos.
Eu mesmo, se não fosse a candidatura Gabeira e o apoio de gente brilhante como Armínio Fraga, teria ido passear no bosque , durante as tais eleições.
Houve um movimento de boicote ao IPTU, no início desse ano, seguido de iniciativas - algumas declaradas- de boicote as eleições municipais.
O que se viu foi esse amálgama de formações atuando juntos. Colaboraram ,mas prejudicaram também.
O apoio do prefeito , escondido nos últimos anos atrás de um Blog, ajudou e prejudicou. Conseguiu colocar na Câmara Municipal um número considerável de vereadores - creio que foram 6 do DEM, partido do Prefeito César Maia-, o que garantiria suporte importante , caso o candidato Verde vencesse. Ao mesmo tempo, a sua impopularidade funcionou tal qual um repelente. Um repelente bem mais potente do que aqueles que foram utilizados, durante os meses de epidemia de dengue.Muitos mortos, prefeitura negligente.
A derrapada no início do turno final, quando se referiu à mente suburbana, atrapalhou e muito, a caminhada de Fernando. O verde ficou vermelho. Constrangido.
Certas verdades não podem ser ditas assim.Afinal,o quanto de verdade alguém pode suportar? Essa indagação de Nietzsche perdura. Numa análise o processo é semelhante. O quanto conseguimos nos despir sutilmente, sem maiores reatividades?
Fernando Gabeira venceu, sim. Era o candidato de sonhos. Agora, realidade posta , o trabalho enquanto oposição está só começando.
Senão, o carioca terá que se preparar para mais alguns anos nas trevas.

Ah! Se o candidato eleito contrair o vírus da dengue, do tipo hemorrágica, na sua ausência o prefeito será ,obviamente, o seu vice. O Sr. Carlos Alberto Muniz é um dos principais colaboradores do abominável ex- Governador Garotinho.

Nenhum comentário: