Marcadores

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Cumprimento negado, sacanagem por vir?


Nunca negue um cumprimento a um dos muitos porteiros que acompanham seus passos. Por uma razão simples: ele pode se lembrar de algumas privacidades, preferências, gostos. E aí..
Houve um momento que trocávamos um olá, bom dia, dane-se..De repente, cessou. 
A esposa dele costurava, reparava peças de roupa. Fomos clientes. Faz muitos anos. O prédio em que trabalham é um dos mais antigos da rua, do bairro. Austero, bonito e apostando na boa forma e no não sedentarismo, dispensou os elevadores. Não existem. Mas são só 3 andares. Ufa!
Se quiseres estacionar o seu gravítico veículo, por exemplo, também não conseguirás. CARROS não são bem vindos ali. Não vai manchar as minhas paredes quase centenárias, nem tampouco os belos corrimões que garantem uma certa segurança aos moradores e visitantes. Parece ser esse o recado, proveniente daquele concreto.
Eis que hoje, dia bonito e triste por causa da morte de mais um pedaço da história da cidade, do Estado, do país, ele estava a postos no seu lugar de trabalho. Uniforme arrumado, sapatos engraxados, penteava o cabelo utilizando um daqueles pentes antigos. Tão antigo que pode se pensar que fora fabricado ali mesmo. 
Cabisbaixo, taciturno, amolado, o rosto que traz consigo alguns olhares, aqueles e outros gostos, desgostos , ergueram-se da face e cruzaram o meio do quarteirão enquanto se retorna para casa. Que fica, tão somente, há dois prédios de distância. Importante relembrar: se o humor e o condicional iludido e quase mítico , Se, não colaborar, não SE viabilizar, essa distância é infinita
Mecanicamente, a mão esquerda se levantou. E se recusava a retornar à posição inicial. Do outro lado, emerge um sorriso. O sorriso também acena, faz uma cena. Sorri. Aqui também se fez sorriso.
Chegando próximo do tal edifício que é vizinho do tal edifício inflexível, rígido , escuta-se a voz:
- E o seu Flamengo, hein? Perdeu para o meu Ceará.
Nunca soube que ele torcia para o Ceará. Nunca me interessei em saber sobre esse seu tesão particular. Creio que nesse momento é que houve um dane-se! E esclareço que não existe o MEU Flamengo. Isso inclusive pode resultar em morte matada. São milhões de amalucados. Há de se ter cautela quando abordamos paixões. Elas se enganam quase sempre. 
Por certo, a memória visual do rapaz está intacta. E a intimidade é certamente , mesmo que passados tantos anos, uma bela merda. Ou como sentenciou um prezado amigo, artista talentoso das pinturas; 'É feito o casamento. Uma linda esperança que se desfaz com a experiência'. kkkkkkk. ( nunca usei tantas letras banidas oficialmente do alfabeto como agora). 
Ficaremos, pois, mais uma década sem saudações ou cumprimentos recíprocos. Até lá, nossos olhares permaneceram suspensos e suspeitosos. Sob cuidadosa suspeição. 

Nenhum comentário: