Marcadores

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Assessoras ou suplentes?

Suplentes ou assessoras?
Um político importante chega de viagem, desembarca, no carnaval do Ceará. Um acidente terrível de trânsito vitimando amigos muito próximos do político e cujo motorista era parente ainda mais próximo, tinha acontecido. Ele chega vistoso no seu terno empolado , passa pela piscina- cobertura do hotel- cumprimenta o meu saudoso pai - meu pai conhecia e tinha carinho pelo seu principal adversário político, no seu estado. No dia seguinte, um dos jornais da capital trazia, lá no cabeçalho escondido de uma página, notícias sobre o acidente fatal: houve dois mortos e muitas versões. Casal jovem. O hotel com 50 por cento de ocupação PARECIA não se importar, desconsiderar o acontecido.
Eis que à noite, ele retorna . Mudou o terno, mas não a empáfia. Atravessa o salão principal e pega o elevador. O anel de casamento brilha no clarão da noite. Dez minutos depois, duas senhoritas surgem muito animadas e fogosas. Passam pela recepção onde os funcionários as ignoram propositadamente.Prestígio?
Agora , o personagem é o elevador. Chega e parte. Aquelas duas moças penetram o elevador sem cerimônia. E ele faz aquele barulho típico, nativo- aquele som de elevador quando chega ou quando parte-, e ainda por cima indica o andar alcançado.Prestativo? O mesmo andar em que esse político- e que é conhecido no país inteiro- desceu, há pouco .
No salão do hotel, onde esses personagens transitaram sem cerimônia ou pudor, bebíamos um 'drink'- papi e eu - chamado 'bisbilhoteiros pela Pátria'- quando o moço do bar, atento, cearense da gema, avisa: ' São assessoras.'
- Sim. Mas... num Domingo, à noite, de Carnaval?- indaguei republicanamente.
-O 'home' é trabalhador..E além do que na sua terra também tem... ( Vejam o puxa saco oficial atrás da gorjeta gorda ).
- Só que na minha terra se chama.. SUPLENTE. - informei.
Meu pai sorriu... experiente. Aquele sorriso é o que me fez escrever sobre isso. Faz 18 anos, que esse 'golpe' contra assessoras e/ou suplentes ocorreu.
PS: a inspiração também ocorreu mediante um encontro duplo com um dog alemão. Que vem a ser aquele cachorrão que mais se parece com um cavalo. E o porquê da inspiração? O acidente foi creditado a um cavalo, desavisado, na pista. Na estrada por onde se desgovernou o carro. Nunca se soube desse cadáver cavalo. Depois, virou um potro. O tal 'atropelado'. Aquele cavalinho menorzinho. Por fim, um dog alemão que depois se metamorfoseou num poodle.. Não havia lei seca naquela época. Muito menos nos 'carnavais'..

Nenhum comentário: