Marcadores

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O torcedor e o tempo

Sentaram-se lado a lado. Um vestia o uniforme do clube, o outro apenas olhava. O estádio cheio celebrava uma festa por vir ou uma tragédia a lastimar. Cores e cânticos e algumas celebridades, vulgares ou não, e anônimos. Muitos anônimos. Felizes, sorriedentes, alguns bêbados. A lei seca chegou ao estádio: só se bebe cerveja sem álcool. Nada mais estúpido! Cerveja sem álcool, camisinha, Garotinho ainda na política e outras estupidezes.
Logo, nos arredores do estádio, bebe-se e muito.
Nos meus tempos de jovem, via-se o jogo. Até porque havia jogo para ser apreciado. Tínhamos os craques todos por aqui. A Europa era muito mais distante. O Japão então...era mais longe que Marte. Um parente se aventurou por aqueles lados e quando retornou teve que explicar que não era um alienígena. E que tampouco trazia um nas sua mala de mão.
Sabíamos os times todos. A escalação era sagrada e no estádio repleto o locutor anunciava o camisa 10 da Gávea! Tinham outros camisas dez , mas para esse espaço aqui não importa agora.Eram anônimos pra minha audácia de menino.
O Maracanã sempre foi um local para catarse. Das mais brilhantes até as mais boçais, normalmente as mais comuns, as tais boçais.
De um ponto para o seu oposto , não há mediação necessária. Muda-se da alegria, do regozijo, para o ódio e decepção, num átimo de segundo. O herói e o vilão tem a mesma cara , o mesmo cheiro. Vestem a camisa idolatrada e a mais detestada.
O time do coração e do pulmão e dos rins também faz um gol, faz dois e faz três. Uma celebração de humores. Os dois torcedores, o vestido pra festa e o que acompanhava, apertam a mãos e sorriem.Não levantaram, não xingaram, não vociferaram.Seriam torcedores?
Nesses tempos de oportunidade, ou seja, tempos de crise, o que acompanhava parecia reger uma orquestra, com gestos suaves.
Retiraram-se antes do apito final. Olhei para os dois e contemplei, naquele que acompanhava, a sabedoria dos cabelos grisalhos.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Viu entrei!

Acho que eu estava nesse "espaço"....
Beijosss