Rousseau, J.J , aquele que nasceu em Genebra, acreditava que as pessoas, a natureza, são formações boazinhas na origem....São corrompidas pelo social. 😂😂🤣🤣. Impressionante como os nossos sintomas pessoais atrapalham até as mentes privilegiadas.
E não há paradoxo algum. É equívoco mesmo. A história da espécie é péssima.
Dê certos poderes para ela , uma criança por exemplo, e ela pode lhe mostrar todas as garras. Existe vasta predisposição para isso. Faz parte da "natureza " do bichinho. E a adorável natureza também.
Abalo sísmico não acontece por ação do homem. As placas tectônicas sambam desde sempre. Vulcões são acionados por esse fenômeno ou por outros inexplicáveis . Tsunamis surgem na passarela molhada, após o sacolejo. Se você quiser dar um empurrãozinho em outras formações que podem sacanear a nossa presença; isso pode piorar. É o que temos visto em relação às outras intempéries. Mas o terremoto não depende da cama elástica que eu não sei usar com destreza.
Rousseau era suíço de Genebra. Certa vez, num avião, dirigindo-se para Áustria e Alemanha, ao nosso lado havia um suíço.
Ele tinha vindo para um congresso no Rio. Era psicólogo, o infeliz ( brincadeirinha..).
Tentando desenferrujar o meu francês, ele respondia em inglês.
Percebendo o meu espanto, porque lhe falei que a minha mulher conhecia Genebra e o francês é um dos idiomas oficiais, ele decolou de vez : " Sou suíço. Sou de Zurique" ( devia ser um outro arquétipo de Jung) . Um Jung germanizado. E completou: " Genebra é " almost " ( quase) Suíça.
Não avisem o Rousseau sobre a natureza desse "almost " compatriota.
União europeia..😋🙄🙄
Nenhum comentário:
Postar um comentário