Marcadores

sábado, 17 de setembro de 2016

Um desabafo. Relaxa A musculatura

Nunca escrevi sobre essas experiências ... Sobretudo quando envolve dores e doutores. Leiam. É UM DESABAFO. Você já passou por isso. Garanto. Sabemos ( até porque já estive e levei acidentados) a quantas anda o sistema público de saúde carioca.
Dirija-se a uma clínica ortopédica, aquela que fica perto da nova estação de metrô , no LeBronx, e seja atendido. O plano de saúde não funciona nos finais de semana. Aquele plano que o ex-presidente do Fluminense - clube de elite como se nomeiam- presidia e quebrou. Paga-se a consulta a uma cidadã de branco - mãe de santo?- que sequer levantou-se de sua poltrona mágica para receber o pobre do paciente e que jamais viu. Nesse caso, euzinho. O que ela prescreveu eu já tinha usado. Deu uma examinadinha, meio enojada. E eu estava até perfumadinho. Passei em tudo que é buraco pra ela não encher o meu pobre saquinho.Soltou então um palavrão, ou melhor, um diagnóstico pomposo. O Dr. Google faz melhor. Ah! Cometi um erro: levei uma tomografia de coluna feito a um ano e meio atrás. Quem ainda é metido a praticar certos esportes, expõe à fragilidade da carcaça um tiquinho a mais. Cagou. Anamnese mínima então? Para que tomar o nosso tempo, não é mesmo?
Não sou do tipo que não gosta de pagar médico. Muito pelo contrário. Não gosto de sentir dor e acho que todos os profissionais sérios e que trabalham direito DeVERIAM faturar e muito. QUEM GOSTA de miséria é cinismo à esquerda com algum verniz intelectual e falta total de uma visita ao divã ou alguma rede de balançar mais próxima.
Quanto às dores, já sinto as psíquicas e suas imensuráveis vicissitudes.Vicissitudes de se estar por aqui, tão simplesmente. E uma contratura braba na musculatura sub-escapular do esqueleto, intensa e aguda, não é brinquedo.
Trabalho numa área próxima à da douta criatura e jamais recebi um analisando dessa forma- mesmo que ele mereça. Ainda mais num primeiro contato!! Até porque não sou muito burro. Se bem que nunca fui político e fiz alguns concursos. Começo a questionar a minha sapiência então...Vejam que um discurso vazio, cínico e amalucado também tem razão. Ninguém consegue não ter alguma razão.
Imagino pois a atenção que essa médica dispensa a quem vai via plano de saúde? E se estiver com aquela sigla partidária ,o partido TPM? E no Leblon ... Ou seria Lebronx? E na rede pública? Onde TODOS os Profissionais de saúde e pacientes são sacaneados pelos profissionais mais 'NOBRES', os tais políticos brasileiros, segundo relato recente daquela alma mais honesta.
Desde que a minha mãe se tratou por pouco mais de seis meses contra um câncer voraz- e ela morreu faz 10 anos- que peguei prevenção contra certos tipos. Não se deve generalizar visto que em quase todas as áreas estamos entregues ao 'seja o que der e vier'.
Essa é a falência do país.
No caso da minha mãe, o doutor tinha viajado e deixara um substituto. Gastava-se em torno de 15 a 20 mil por mês, numa clínica particular, zona 'SUR' carioca, com a quimioterapia e os remédios -para depois tentar um reembolso. O que só veio pela metade, um ano e meio depois. E haja advogado.
Juntamos os trapos- minha irmã, meu pai e euzinho de novo ( personagem que se repete nesse libelo) para dar conta do que não tinha mais chance. Ao menos, um fim digno e sem dor. Como todos deveriam receber. Sobretudo, ela. Eu a conheci muito bem. Posso lhes garantir.
Quando morreu, avisei ao substituto. Substitutos podem ser ambiciosos. Sabiam? Perguntem ao Temer? Perguntem ao Rodrigo Maia?
Duas semanas depois da sua morte, recebo durante o meu trabalho um recado da clínica onde ela recebeu- heroicamente durante 6 meses , uma vez por semana, 5 horas cada sessão ( eu estive em todas), aquela bomba química.
A moça perguntava-me o porquê que a dona fulana não tinha aparecido para fazer a sessão de quimioterapia marcada?O doutor queria saber...Fantasma marcou sessão quimioterápica? Fui traído pela mamãe, na reta final, pois eu e minha irmã é que cuidávamos disso? E creio- sem crença, mas com fé- que o meu ateísmo não seria mais um a me sacanear.
Perplexidade na musculatura escapular. O quê responder? A moça que pergunta é umas dessas de 0800. Recebe ordens na desordem. Da falta mínima de comunicação. Não tinha culpa. Presta serviço de má vontade porque quer sobreviver e tem esse direito. E ganha mal. É incompetente tão somente numa função que um robô pode fazer melhor. E não tem lá muitas perspectivas. A não ser que esbarre com o Neymar, com O Lula , o novo solteirão que lê telepronter no jornal oficial ou o Aécio. É isso. Alguns desses aí valem MILHÕES de votos. Somos ou não delirantes?
Ela, aquela senhorita sem noção, pode continuar o seu périplo de pular com a venda das ilusões a lhe tampar os olhos. MEDALHA DE OURO!! E o Lula vai estudar para um próximo concurso.
Agora, o delirante sou eu. Será que a dor voltou? Saltou pra dentro?
Na verdade, total desconsideração. O boneco retornara de suas merecidas férias na Europa. O assistente avisou. Ou estaria ele preocupado com a próxima ida para região serrana? Eles costumam ter haras.. Por lá pastam éguas, cavalos.
Respiro fundo, controlo a musculatura, e lhe digo: ' UM cadáver ou esqueleto - com contratura ou não- não faz quimioterapia. Já fez e não fará mais.' . Acho que felizmente. Sem elevar o tom da voz , pequena, que tenho. Um silêncio igual ao das noites naquele cemitério que leva o nome daquele que um dia teve a sua cabeça exibida numa bandeja de prata invadiu aquele comunicado cibernético. São João Batista. Lenda?
Ah! Estou bem melhor. Desabafos também relaxam a musculatura do esqueleto que ainda resiste a viver.
Curtir
Comentar

Nenhum comentário: