Marcadores

domingo, 22 de novembro de 2009

Oportunismo?Oportunismo!Oportunismo.Quem decide?

O dicionário de Antônio Houaiss nos auxilia com a definição de oportunismo:' habilidade em tirar partido de fatos ou circunstâncias para obtenção de algo;tendência ,prática ou política de tirar proveito ou acomodar-se a oportunidades, circunstâncias ou fatos....bons momentos para realizar uma jogada,habilidade em buscar ocasiões, etc.'
Portanto, dependendo da situação podemos avaliar que aquele tal ato oportunista foi bacana ou não.Bacana ou não para quem?Sempre será assim.São as tais circunstâncias que delimitarão o que vale ou não.É um grande embate de forças, decidido politicamente ou através de um nocaute.Que também pode ser questionado o tal nocaute, afinal há o golpe baixo que não é permitido.Ao burlar as regras combinadas podemos ter ou não problema.E se o burlar as regras - tão comum nas altas e baixas instâncias- for a formação interessante,oportuna do momento? Logo, o golpe baixo passa a ser glorificado.O golpe baixo tem a razão!
A decisão será sempre convencionada por interesses políticos,ou seja, acerto na distribuição dos poderes aqui e agora.E muitas vezes o melhor, o mais profícuo , o mais consistente não leva, não vence. A história-não muito digna- da tal humanidade nos exemplifica demasiadamente. Vejamos por exemplo Jesus!Não, amigo, eu não o vi,mas há gente que garante que já conversou, já jantou com o tal rapaz.E não me refiro ao Jesus da Madonna , aquela que canta e dança,mas o que foi assassinado aos 33 anos de idade. Parece que se deu mal aquele que é seguido por milhões até hoje. Se a turma que o matou- muitos dos seus estavam entre os assassinos- pudesse antever o que estaria por vir, talvez o fim da história fosse outro. Joana D'arc,Copérnico, Galileu Galilei,Giordano Bruno, Alan Touring, entre tantos outros que tinham tudo certo na hora errada.Logo, não tinham tudo certo ou quem sabe não faz a hora?
Estamos enfiados no reino das aleatoriedades que é regido por um sistema cuja ordenação é caótica ,ou seja, imprevisível em última instãncia.E MD.Magno ,por exemplo, já definiu a psicanálise como uma ciência do Caos.
Podemos quando muito acompanhar os movimentos, enquanto indelével fluxo de formações,sem pré-conceitos,opiniões demasiadas,valores, etc. CASO contrário caímos naquela história de que o que é bacana ou verdade para os meus tesões, os meus desejos,ou seja, os meus tão prezados sintomas ,tornam-se bacanas, verdadeiros -na verdade,devem se tornar- bacanas tal qualmente ,verdades ,portanto, para todos.E já houve Filosofia-da melhor qualidade - que transformou isso numa obrigatoriedade ,numa concepção ética!
O sujeito faz um troço que uma turma acha errado,sem ética,oportunista,mas a turma dele não acha não.Acha que ele tem razão e aqueles outros devem morrer: na cruz,na fogueira,de boca calada, decapitado,etc.
Porém, não há como não haver perversão a fim de arrumar a casa.Imaginem o sinal de trãnsito sempre esverdeado?Contando com a nossa boa educação,generosidade, etc? As leis são convencionadas sempre
Doutor Nietzsche alertava para a idéia de um Deus morto ao vislumbrar uma situação sem saída, aporética,sinuca de bico, onde os envolvidos têm que decidir sem que haja uma instância superior a eles.Não há algo que lhes transcenda, algo além deles.Estão enfiados na mais pura imanência.
Lembro-me de uma colega, chegada aos estudos mais aprofundados da filosofia, que chamara a atenção que o jogo sem o árbitro, sem aquela formação heterogênea ao resto dos participantes e que decidiria o que é bacana ,ou melhor, válido ou não, é um momento exemplar do Deus morto Nietzschiano.
Assim sendo o oportunismo oportunista de Luís Carlos Barreto e family ao produzir ,restando menos de um ano para as eleições presidenciais,um filme sobre a história do atual Presidente Lula,recheada de sentimentalismo, também é valido.Por que não seria? Ele declarou,o produtor:"Quero ganhar dinheiro"!Qual é o problema nisso?Ele também merece...Deve ser filho de Jesus também.Tio da Madonna?Quem deve arbitrar essa história?Ou deixamos que a consciência- e o que seria isso,consciência?- do povo brasileiro decida?Há suprema corte?Isso seria censura?E que tal a libertinagem enquanto candidatura?Por que não uma pornógrafa mandatária?Perguntas...
Todavia,a questão que me acossa é somente a seguinte: em outros países , a legislação eleitoreira permitiria esse lançamento,sobretudo levando-se em conta o fato de que muitos que contribuíram economicamente para essa produção cinematográfica existir,não tiveram suas identidades reveladas....ainda?
O filme sobre o Sr.Watergate,President Nixon, republicano brilhante e corrupto que achava que se fosse possível para um Presidente passar por cima das decisões da Suprema Corte ,isso seria válido, e isso lhe custou o mandato,com a sua renúncia no início dos anos 70,só foi lançado em 2008,após as eleições que consagraram Obama Hussein presidente do EUA!E olhem que Mr. Nixon já havia morrido fazia 14 anos. Se bem que por lá as eleições são bem confusas.
Eles tem de fato um regime republicano.Um país também continental onde as federações tem certa autonomia em relação à Federação.Creio que Mr.Nixon nas tantas conversas que teve com os 'libertários democratas' Mao Tsé Tung e Nikita Khrushchov,uma espécie de czar cínico do comunismo soviético à época, encantaram Richard Nixon.
Oportunista pra valer era o Romário.Paradinho,muito habilidoso,eficiente.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O sonho dos subperonistas


O Estado apagado

CARL SCHMITT,GRANDE pensador das agonísticas da política- da guerra entre coisas,ou seja, gente, políticos que, muitas vezes não é gente,estados, etc- , já havia decretado que um soberano ,melhor dizendo, um estadista pra valer , existe, mostra a cara em estados de excessão .Conflitos bélicos, guerras civis, etc.
Não surpreende a nenhum cidadão de uma grande metrópole, civilizada ou não, da América Latina, que se vive guerra eterna nos seus domínios. E o pior : uma guerra cínica com a conivência de todos.
A política voltada para as drogas ,por exemplo,não existe e somos uma sociedade, ou melhor, uma espécie viciada. Os meus rins são viciados em líquidos.O resto do organismo necessita de outros tesões também; proteínas, carboidratos, gorduras, transas, sexo _ que é tudo isso listado anteriormente,mais incomensuráveis etcs e etcs _.
Também existem aquelas que afetam o sistema nervoso central e modificam o nosso jeito de funcionar, o tal comportamento. Cracks, morfinas, cafeínas, álcool, cocaínas, heroínas - Joana D'arc incomodou à beça a "Santa Igreja"- , entre outras. As pessoas querem se drogar. E isso é o que governos estúpidos, machistas, logo racistas, não querem ver.Querem se entorpecer sozinhos, sem concorrência. Entorpecer-se indelevelmente de poder e de grana.
É mais ou menos como a falaciosa frase - que já virou jargão baratíssimo e boçal- de que queremos paz!Estupidez!Temos que saber fazer a guerra certa isso sim! Jamais haverá paz, Nirvana maldito!Em nenhum Zoológico do Haver!O s leões, os vírus, as bactérias e os mosquitos da Dengue, que são formações do haver presentes para nós, não assinam esse requerimento!
E o mundo rola obscuro. Apagaram a luz e apresentaram a conta.
Nesse estado de excessão, o que foi que presenciamos?
Um Presidente cinicamente deslumbrado - agora então que vai virar estrela de cinema ninguém o segura mais-,uma postulante à presidência descontrolada, arrogante ao extremo e covarde! Comandou a pasta responsável pela matéria energética , disse o que disse ,mas não disse.E um lobão com pelos tingidos ,perdido na selva do Planalto. Se bem que ele é umvelho lobo palaciano!Sempre esteve por ali.
No ano da França iluminista , aqui nos trópicos, provou-se mais uma vez que é preciso cuidar das trevas.Quando há governo, quando há soberania.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caetanamente


Caetano fala mal de Woody Allen que fala mal de alguém que fala mal do Presidente popularíssimo Luís Inácio da Silva.Nenhuma novidade até aqui , pois todo mundo fala mal de todo mundo, de preferência pelas costas ,o que denota alguma boa educação.Caetano diz que Woody é reacionário. Não concordo e já concordo ao perguntar: E quem não é?Woody por sua vez deu uma bordoada em Lévi- antropólogo Strauss, recém falecido,pois mostrou que o incesto não é tão universal assim e logo não nos especifica. Sobretudo, se for uma vingança contra a guerra do Vietnã. Mia Farrow que o diga E ela que apenas pariu na ficção Roman Polanskiana um bebê demônio. Rosemary's Baby, the movie.Agora, lá está o Roman , na Suíça, enjaulado, aguardando extradição.Roman ,assim como Woody, adora umas garotinhas perversas -´desculpe a redundância- de 13 ,14 anos.Caetano chamou Lula de analfabeto. Pergunto novamente: e quem não é em última instãncia?Tenho apreço imenso por Caetano,mas tal como indicara Carlinhos Lira , deve haver um novo CD Caetano a ser lançado em breve no mercado. Faz ele muito bem. É um provocador,lugar de quem faz arte. Porém, não se deve levar tudo tão a sério , afinal, ninguém sai vivo dessa cantoria toda.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Caetanamente

Caetano fala mal de Woody Allen que fala mal de alguém que fala mal do Presidente popularíssimo Luís Inácio da Silva.
Nenhuma novidade até aqui , pois todo mundo fala mal de todo mundo, de preferência pelas costas ,o que denota alguma boa educação.
Caetano diz que Woody é reacionário. Não concordo e já concordo ao perguntar: E quem não é?Woody por sua vez deu uma bordoada em Lévi- antropólogo Strauss, recém falecido,pois mostrou que o incesto não é tão universal assim e logo não nos especifica. Sobretudo, se for uma vingança contra a guerra do Vietnã. Mia Farrow que o diga E ela que apenas pariu na ficção Roman Polanskiana um bebê demônio. Rosemary's Baby, the movie.Agora, lá está o Roman , na Suíça, enjaulado, aguardando extradição.Roman ,assim como Woody, adora umas garotinhas perversas -´desculpe a redundância- de 13 ,14 anos.
Caetano chamou Lula de analfabeto. Pergunto novamente: e quem não é em última instãncia?
Tenho apreço imenso por Caetano,mas tal como indicara Carlinhos Lira , deve haver um novo CD Caetano a ser lançado em breve no mercado. Faz ele muito bem. É um provocador,lugar de quem faz arte. Porém, não se deve levar tudo tão a sério , afinal, ninguém sai vivo dessa cantoria toda.

domingo, 8 de novembro de 2009

Coisa de menino

O Maracanã encolheu ou fui eu que cresci?
Lembro-me da primeira vez que lá estive.Uma quarta- feira à noite do ano de 1974. Meu pai ainda era um herói desconhecido para mim.Trabalhava doze, treze horas por dia. Chegava tarde em casa , até porque o local do trabalho ficava bem distante.Além disso , tinha estado bem doente , o meu pai, alguns anos antes, o que o obrigara a uma licença médica prolongada. Quase morrera.Uma infecção no intestino delgado o deixara à beira do fim.Na época , o médico que o curara, já é falecido, tinha retornado há pouco tempo da Inglaterra e se tornara um especialista nesse mal. Era um Gentleman, mas sobretudo um excelente profissional.
De intestino novo, ele prometera levar então o filho menino ao estádio. Hoje, vislumbro que tamanho esforço - pois sempre estava cansado para tais empreitadas- era resultado da ameaça vascaína que rondava a minha casa. Os irmãos , os sobrinhos e até a nossa querida e saudosa empregada são torcedores fervorosos do clube português.Ele não quis arriscar tanto e por isso decidiu carregar o filhote para um vício novo.Vamos desbravar o meu estádio esportivo do mundo!O nosso coliseu!!
Banho tomado, dever escolar feito, jantar servido pela memorável Julieta "forno e fogão"- como era reconhecida- e lá estava o moleque preparado para entrar em campo.
O velho pai então me tomou nas mãos e descemos para rua. O táxi que passa é um vermelho Volkswagen com 4 portas. Bastante popular no Rio , nos anos 70. Meu pai não gostava de levar o próprio carro para o estádio nessa época. Coisa que mudaria uma década depois, onde o estacionamento da Universidade Do Estado do Rio , Uerj, pela proximidade com o estádio,tornara-se uma espécie de parque de diversão para peladeiros amadores.Nos tempos atuais, a reitoria da Universidade acabou com essa esculhambação.
O certo é que fomos aos estádio. O jogo era válido pelo campeonato carioca e o adversário tinha nome de santo:São Cristóvão. Meu pai também se chama Cristóvão , mas de santo nada tem.
O Clube de Regatas do Flamengo , nosso clube, é favorito. O Maracanã é gigantesco para minhas pernas pequeninas e meu olho deslumbrado. Tinha 8 anos de idade. O estádio contava 24 anos à essa altura.
Do lado oposto ao escolhido pelo velho para sentarmos havia uma bandinha que tocava incessantemente. Chamava-se Charanga do Flamengo e fora fundada décadas antes por um senhor , que nesse momento torna-se mais importante para mim do que o Presidente da República, chamado Jaime de Carvalho.A bandinha é muito boa e empurra torcedores e jogadores para algum lugar.Pode parecer loucura, digamos uma lesão cerebral, mas recordo o número de pessoas no estádio, naquela noite imortal: aproximadamente 30 mil pessoas. Sim, 30 mil a contemplar Flamengo contra o São-cri-cri. Vídeo cassete, Dvd, televisão a cabo, e outras tecnologias eram inimagináveis nesse momento. Se por lá aparecessem, uma revolta dar-se-ia por certo.
Vencemos por 2xo. Um dos gols foi marcado por um gringo, argentino boa praça, coisa rara,que atuava com a camisa nove: Doval era o seu nome. Doval, já falecido após excessos na madrugada portenha, era muito popular entre as mulheres,pois era "hombre muy guapo".Loiro de olhos claros, tinha talento e boça.Zico , O Arthur Antunes, nosso maior craque, estava começando.Eram bons parceiros.
Amigos lhes confesso que ainda tenho dúvidas se retornei ou não para casa. Creio que por lá permaneci. Não me recordo do caminho de volta.Fiquei refestelado ali naquela arquibancada de cimento escuro e sujo, encantado. Será que morri?Não.Contei para os meus amigos da escola o que havia se passado.Gesticulei muito ao imitar os gestos dos artistas da pelada. Só me contive porque percebi que um colega,ouvinte atento das minhas bizarrices, tinha tristeza nos olhos. E aí me lembrei: ele não tem mais o pai. Morrera alguns poucos meses antes da minha pantomima.Não poderia levá-lo mais aos jogos do seu Botafogo.Na verdade, jamais o levou.
Aquilo entristeceu-me e me deixou confuso, afinal pai não morre e o dele havia morrido.Ninguém me contara a respeito,ou seja, que os tais pais e as tais mães morriam!!!Mentiram para mim todo o tempo!E ainda havia um outro que comandava o jogo todo. Seria aquele juiz com o apito na boca arbitrando a transa toda?E o meu velho quase morrera por causa dos intestinos....
Durante anos, perturbei ao máximo o meu pai para que ele me levasse, também ao máximo, aos jogos de futebol. Era uma garantia infantil de que ele estaria vivo, ao meu lado. E uma vingança perversa também, já que o menino sem pai e sem jogo, era o melhor aluno de Matemática da escola e nessa época o seu time tinha o mau hábito de ganhar mais vezes do meu. A sacanagem começa desde cedinho.
Hoje, além do meu velho que, não liga mais pra jogo algum, há o pequeno rádio de pilha que confirma para mim que o estádio continua o mesmo de sempre, com as dimensões dos meus sonhos e atropelos. Ali é lugar para encantamento de menino.O resto é enganação de quem pensa que cresceu.