Marcadores

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Postagem do face book.




Eleições próximas .Será que estou mentindo. Não falarei mais sobre isso?
Recordo os tempos em que me aventurei nas pesquisas no campo da ciência política , na Iuperj, e que para minha surpresa os alunos de doutorado ( muitos oriundos de outras universidades do país tais como Unicamp, USP,UFMG) desconheciam autores que, para além do pensamento político e que pode contemplar opiniões e doutrinas, buscavam um aprofundamento sobre o tema, ou melhor: uma epistemologia sobre o fato político. Palavra que filósofo adora. Portanto, uma filosofia política. É como Leo Strauss , com extrema elegância, aborda esse tema , nos seus diversos livros de uma grande obra. 
Bernardo Vieira De Vasconcelos, Raimundo Faoro, Gilberto Freire, José Bonifácio de Andrade - uma espécie de Montesquieu brasileiro- , Frei Caneca e por aí deslizamos até o enésimo turno. Bota aí o FHC , o Darcy e tantos outros pensantes importantes. Muitos eram desconhecidos da turma que estudava o burburinho dos fatos sociais - chamados políticos porque envolve disputa de e entre poderes. Mas as formações de conhecimento nucleares a esses fatos , escapavam. Portanto ( Número 2), não esperemos que haja debate político de bom nível entre celerados que pleiteiam cargos públicos nesse país, nos próximos 20 anos.Porque depois disso, a gente não sabe se isso aqui, esse planetinha, continuará existindo. É só espiar a política global e seus 'comandantes'. A extrema-direita avança no leste europeu. Acaba de ganhar as eleições para prefeitura de Berlim. Já ocupou a Hungria, a Polônia, a Eslováquia..E a extrema esquerda funciona no parlamento chinês, na Coréia do Norte, no Vietnã , alguns viúvos bélicos na Rússia, em muitos sindicatos sul americanos, e são milhares, ( vide Brasil, Argentina) e num ex-país chamado Venezuela. A lista por certo é maior. Tal qual a minha ignorância.
O candidato reflete muitos dos nossos sintomas. A projeção é quase inevitável. Sobretudo, quando não se sabe fazer uma boa edição dos nossos sintomas, das nossas maluquices. Sempre foi assim.
E agora temos o retorno do vetor regressivo que é o da TEOLOGIA POLÍTICA.. Onde os fatos são 'garantidos' e justificados por uma 'sabedoria' divina E O SEU DÍZIMO- CPMF DE GENTE desesperada, DESESTRUTURADA, bastante ignorante , pois geralmente é tratada feito lixo pelos poderes públicos. Mas têm muitos que gostam. Sadomasoquismo é um gozo feito outro qualquer. Há muita informação disponível nos tempos em que a privacidade vai dando adeus. E o VOTO é obrigatório!!! Na democracia que também vai se despedindo. Mundo a fora.
Durma-se com essa bomba que ajudamos a produzir. Entendemos o cinismo, a covardia, a negligência, o deslumbramento, a incompetência e outras coisas muito mais nocivas e destrutivas ocorridas nas gestões de FHC ( o segundo mandato), LULA ( segundo mandato) e essa 'pobre' senhora ( nos dois mandatos) e que agora se humilha metamorfoseando-se de coadjuvante- fazendo-se de escada, trampolim- numa clara campanha para reeleição de uma deputada ao parlamento federal? Quantas vagas teremos para o Senado, em 2018? E quem ocupará alguma secretaria no governo provavelmente vitorioso do homem de jesus ou do seguidor Da Paes? Acho que o candidato-boneco- massacrado por muitas mulheres - pode levar fácil. Algumas mulheres gostam de apanhar? Nelson Rodrigues. Ao menos as inteligentes. Continua o incorreto do, Nelson.....Nelson era doidinho... Né....? AH!!! Esse Rodrigues..
Porque o quê está em disputa- para pelo menos 4 dos candidatos- não é a prefeitura. Claro que não.O babado é muito outro. Aliás, não somente ela. O que faz Índio da Costa? O que faz Molon? A mesma coisa. Pstu, partido da COISA operária, Partido -hirc- 'Novo'.. Piada sem a menor graça.Pelegos de cargos públicos loteados. Então a gente recolhe o dízimo que semeou. Simples. E horroroso.

Nenhum comentário: