Marcadores

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval e heróis

E quem diria que há carnaval em Sampa?
As transmisões carnavalescas nos apresentam um espetáculo de um esforço notável.Mas há algo que escapa...Não sei se é porque enquanto carioca estou acostumado com um quadro mais ou menos delimitado,há muito tempo....ou seja, o olhar está viciado.Se bem que baiano ,recifense, etc do nordeste fazem o seu próprio espetáculo,com estilo singular e que se danem as mulatas gostosas , ciliconadas ou não,do carnaval carioca.
Creio que se insistirem na imitação sempre ficarão para trás. É só olhar e comparar.
Lembro-me de uma época em que cada carnaval no Rio, falo de uns 15,20 anos atrás,o bacana era se mandar do Rio.Quem ficava ,sobrava.
Alguns ficantes - e nessa época o termo referia-se aos que permaneciam na ex-cidade maravilha e não aqueles que mudam de companhia a cada ida ao banheiro químico- sofriam até de depressão. Não encontravam viva alma conterrânea.O famoso bloco Suvaco de Cristo desfilava pelo Jardim Botânico tranquilamente,durante o carnaval. Hojendia,tem que ocultar o horário do seu desfile pré-carnavalesco.
Lembro-me do ano de 1986 quando sobrei.
Fui ao Clipper, boteco nobre do Leblon,localizado em frente do cinema que leva o nome do mesmo bairro, e por lá perdiam-se algumas almas.Um deles tinha o apelido de incrível Hulk.A única diferença é que não era verde.
O sujeito era enorme.Tinha de bíceps e tríceps uns 46 centímetros.
Travamos um empolgante carnavalesco monólogo e rumamos ao Clube Federal.
O Clube Federal,localizado no Alto Leblon,zona nobre da cidade , tinha um carnaval família maravilhoso até então.Carnaval maravilhoso-família até então significava : ainda se pensa que há virgens no samba.
Uma vez lá , apresentei o meu ingresso na porta de entrada assim que me foi solicitada.
Uma voz me dizia:" Quem tem ingresso ,por favor, levante a mão e exiba para o porteiro"
Crente,exibi o meu ingresso,cheio de orgulho.
Numa fração de segundos ,uma mão adestradíssima roubou-o. Vapt,Vupt!Já era o meu tão disputado ingresso.
Incrédulo, fiquei paralisado.Senti-me o último dos foliões,dos arlequins, dos rufiões, etc,etc.
O que fazer então?
Olhei para trás e vi dois marginais , estavam à margem da festa, com um sorriso lateral cínico,a triunfar sob meu desencanto.Eram grandinhos,maiores do que eu e decidi não indagar-lhes sobre o ocorrido.
Poderia levar um tabefe ou dois.Morrer e não concorrer a um dos prêmios do desfile de fantasia mais próximo.Aquele do Hotel Glória!Já imaginaram que sucesso...Ao lado daquelas bichas todas...
Desistindo inconformado,virei=me para ir embora.PEGAR o carro ,desmoralizado,estacionar no Cervantes ,no Leme, comer algo e tomar a saideira ,pareciam destino certo e mais apropriado.
De repente ,aquela mão quase verde acenou para mim.Acenei de volta e lhe disse que estava sem ingresso.'FUI ROUBADO. ALGUM FILHO DA PUTA AQUI ME ROUBOU!'Gritava a plenos pulmões!!!
FOi então que o meu HULk singular DESCEU A ESCADA QUE DAVA ACESSO AO SALÃO, FALOU COM O SEGURANÇA ,saiu porta afora e perguntou gentilmente:
"Quem foi o escroto que roubou o meu amigo aqui,quase careca"??!!!
Para quem é incrédulo em relação aos milagres, num átimo de segundo, o meu precioso ingresso estava de volta às minhas mãos.
Nada mais carnavalesco,nada mais mágico do que ser salvo no carnaval por um super-herói.
E tem gente que não acredita.....

Nenhum comentário: