Marcadores

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Assustador

Se não temos jeito, não temos problema.Qualquer matemático , por mais turrão que o seja, concordará. Quanto tempo levamos para elucidar um sintoma?Freud foi genial ao apresentar a tópica do recalque, quando apresenta o conceito Inconsciente.
Negamos tanto aquilo que de certo modo já foi visto , que essa "dupla "negativa, onde algo já foi afirmado anteriormente, torna-se denegação.E quando a projetamos em outrem, ou noutra formação, processo pelo qual nos eximimos de quaisquer participação ou de sermos responsivos minimamente , denegamos projetivamente.Já houve até quem compusesse canções ,culpabilizando os pais por tudo o que lhes ocorre ou teria ocorrido.Felizmente, o lúcido compositor tratou de responder prontamente: 'isso é absurdo".
A Psicanálise tratou de reformar muitas coisas recalcadas na historinha de todos nós. Num livro recente, Eli Zaretsky, Nova Iorquino do Brooklin, "Segredos da Alma" defini muito bem a trajetória do movimento psicanalítico, e através de uma frase a resume bem:'Teoria e prática da vida pessoal".
Às vezes, ou melhor, quase sempre,levamos tempo para superar a recusa em manter uma cegueira bem paga,mas deveríamos apressar um pouco o passo. O tempo corre e o século já virou, ao menos desde Setembro de 2001.Como se diz lá na estranja, September eleventh!
Nostalgia é ilusão de maníaco depressivo.O único engajamento que essa peça, tão frequente pelos cantos daqui ou da estranja(fetiche da indústria farmacêutica que consegue tão somente,apesar ds incontáveis esforços e da grana dispendida, descrever quatidade de oxigenação e consequente circulação de sangue no cérebro), é a contemplação.Contemplação é sinônimo de paralisia.
O Congresso Nacional , o Senado Federal são lídimos representantes da paralisia , mormente, regressiva do país , desde que surgiu.Patrimonialismo, monopólio,escravismo, etcs. Está tudo lá.
Igualzinho na rua, na favela de Ipanema, da Barra da Tijuca, na mente demente das academias universitárias.....Contemplamos o cinismo e a desfaçatez nossa. Quanto mais apontamos para outrem ,mais refletimos a imagem própria, de cada um.

Nenhum comentário: