Marcadores

domingo, 26 de julho de 2009

As Minas Gerais

As Minas Gerais continuam as mesmas : sinuosas , mas discretas.
O certo é que apesar da distância de menos de 500kms entre a capital fluminense e a primeira capital planejada do país , Belô para os mais chegados, outras milhas nos separam.
O sotaque, o clima, o andar, o sorriso e por aí afora distam nossas carcaças. Tudo parece tão diferente que é quase igual.
Entre a partida de uma e a chegada a outra, as sinuosas montanhas, suas ladeiras, seus vales, nos acompanham em trajeto discreto.
O fato do Rio de Janeiro ter sido capital federal por 2 séculos e tal nos dá a impressão de que todos os compatriotas nos conhecem intimamente.É como se todos os cariocas estivessem de sunga com frequência."Deve ser culpa dessas emissoras de televisão e rádio que nos expõem a todos como se possuíssem a concepção estética do mundo.Olhem só: o que é belo é o que nós exibimos.Beleza é isso."
Pelo fato de termos certa vocação para a escravidão, gostamos demasiadamente de um chefe, embora seja invisível, e jamais tenha mostrado a cara e tenha a alcunha de Deus, a fórmula parece funcionar bem.
Eles, os mineiros, brincam de esconde - esconde, nas sinuosas curvas gerais.
São discretos- ou seriam sábios?- até para organizar parada gay! Havia uma dessas na capital planejada que ,segundo o taxista mineiramente indignado, arauto das boas novas- ninguém soube! Havia mais de 300 mil nas ruas e ...mineiro algum comentou. Acho que estavam de férias...os outros milhões.
Levamos um outro taxista mineiro a contemplar a bela vista do mirante das Mangabeiras.O mineiro ficou ali,mineiramente encantado.Corria de um lado para o outro feito criança. A cidade, por sua vez, se despia despudoradamente aos olhos do mineiro fascinado. "Nossa!Como é grande,Uai!O Rio é muito maior,né?" Não disse nem que sim nem que não.Afinal, éramos viajantes. E o viajante não garante retorno. Aqueles rostos , sinuosos, discretos, brasileiríssimos,ficaram para trás.Nunca mais talvez.
Mas,O Belo Horizonte é metrópole lindamente fincada em minério firme com jeito de pão de queijo...De Minas, é claro.

Nenhum comentário: