Marcadores

domingo, 14 de setembro de 2025

 Oficina Clínica 

Sábado,  13 de Setembro, 2025.

Com-pulsões. Compulsão. 

Expressão Pulsional. Tesão sem fim. O resto é da ordem da famigerada  denegação e  que vem a ser  aquela cegueira tão comum por parte de quem já viu, entendeu e ...não quer saber. Efeito daquela operação conhecida na teoria psicanalítica,  desde Freud, como Recalque. Essa operação psíquica,  inconsciente, e que impede que certas formações,  ideativas, afetivas, etc, não se manifestem conscientemente, por exemplo.Mas o que sofre efeito de recalque , logo é  uma formação que está  recalcada. Afastada da consciência Uma pequena digressão:

 Quando lhe disserem " seu recalcado/a" , nada mais normal. Responda então,  prontamente. E quem não é? Portanto ,qualquer Pessoa padece desses efeitos e é com todo esse aglomerado recalcado que o pobre do operador analítico conta: ou seja: o seu retorno. E ele sempre vem. Afinal, gente sonha, gente tropeça, gente tem sintoma manifesto...

O sonho: esse troço alucinado, alucinante e que o inconsciente nos reserva. Que lá tem morada. 

Isso tudo não se reduz à Clínica do mal falado consultório, mas também nas transas políticas, nas  transas de poder, enfim, nos vínculos que se estabelecem pela vida.No seu modo de haver, de estar. Na sua visão do que diz ser o teu mundo.

Por essas e outras é que a  análise se torna  um processo longo,  custoso e há de se ter  , sobretudo, muita paciência. E prudência. Sem garantia e por nossa conta e risco.







Nenhum comentário: