Marcadores

sábado, 27 de setembro de 2025

 Astros e ressonâncias.

Deitado naquela caminha para exames que incluem ressonância, tomografias ou exames cardiovasculares específicos ( era o meu caso), com aqueles eletrodos presos no peitinho depilado devidamente, e o exame - que é rápido tal qual a eternidade- sacaneava a pobre pessoa aqui em não começar. Qual a questão então? 

A moça tão atenciosa ajustava os eletrodos para lá e acolá. E nada do diacho funcionar. Pediu ajuda. E ela veio. Uma outra moça. Pensei: estou salvo. Duas mulheres então.. Qual a fantasia sexual de alguém que gosta de mulher é capaz de resistir a esse assédio magnético, eletrônico, sadomasoquista? 

A moça, chamarei de 'Moça Primeira', indaga:

- O senhor tem um coração que bate para dentro. Não bate para fora.

- E isso pode ser muito ruim, não é? Porque, homenagem ao filme premiado," Ainda estou aqui" . -comuniquei.

Ela insistiu. Então, fui obrigado a sacramentar:

- Sabe o que é ? Sou pisciano. Digressões, romantismos, implosões...

Ela sorriu feliz. Na sequência, trocou alguns fios rebeldes , desencapados ou não e que atrapalhavam nossa tarefa. 

O paciente passa bem.

 Na literatura brasileira dois nomes bem opostos no modo de funcionar e lidar com o destino em haver e nada mais: Hilda Hilst, com sua vitalidade tesuda, pornográfica-erótica, sabia que a psicanálise via tudo no sexo ( sexo enquanto secção , corte, quebra de simetria)  e não sexo em tudo e Clarice Lispector e sua verve melancólica. Mas ,em Clarice, essa melancolia era muito criativa e poética. Pessoalmente, adoro Clarice. Sintoma meu.

 Uma conhecida e ex-colega, psicanalista, a conheceu e fez uma tese de mestrado excelente. E pessoalmente, essa colega me disse que ela, a mãe da 'Hora da Estrela' , Macabea,  era insuportável.

 Nada mais preciso. Ensinamento do saudoso mestre e analista, MD. Magno, uma megasena acumulada que ganhei da vida , no processo de luto ( que pode durar a vida toda) a Pessoa percebe que há um buraco no mundo. Aquele desaparecimento, aquela perda irreversível, isto é, um fato da ordem do trágico. 

Já na melancolia, há um buraco sem mundo. Quem já experimentou um bocadinho, sabe o tamanho da porrada.

 Oficina Clínica,

Sábado , 27 de Setembro de 2025.

Dito na obra de MD.Magno e que a Psicanálise NovaMente nos orienta- aquilo que se conhece como Nosologia , e não Patologia ,essas formações 'doentinhas' ( Neurose, Psicose , Perversidade. No nosso caso essa nomeação está  alterada e obedece a uma outra tópica entorno do conceito de Recalque ;distinto da psicanálise anterior) assim como  um campo vetorial que indica direção, sentido, intensidades.. Por intensidade entendamos gradações.

Logo, vamos às peras e maçãs ,  numa neurose dita histérica ou obsessiva , são modos sintomáticos envolvidos ( envolventes ) no processo de desenvolvimento de uma Pessoa . Constituídas , constituintes, de um aglomerado de coisas. Essa teoria contempla um modo cada vez mais minimalista  no lidar com situações clínicas, busca-se assim suspender o entulho de conteúdos que nos iludem, desviam a escuta e o olhar. Demasiada novela, cega.

Porém, esses dois modos sintomáticos, modos de comportamento ,dessa espécie esquisitíssima, têm alguns pontos de interseção  ( como todas as outras até porque o processo é transitivo, passa de um lado para o outro..) , Ou seja:

Tanto numa formação obsessiva ou histérica , portanto na sua compleição dita neurótica, há uma exigência ( PERENE!) ,uma requisição por reconhecimento. Do quê? De quem? Para quê? Por quê ( pode ter múltiplas respostas), Para quem? Como? 

Sim. Como funciona? 

Como se articulam essas formações, esse processo? É o que está em jogo na trama do inconsciente. Esse escravo que não cessa de querer se expressar, gozar.


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

 E na saída do consultório odontológico, meu dentista já me salvou a vida, prática e odontologicamente,  e é uma pessoa que prezo muitíssimo, havia uma elegante senhora, com toda a pinta de estrangeira europeia ( elegância é algo cada vez mais raro por esses cantos) aguardando a  sua vez.  

Era belga e falava espanhol com português. Morou em Buenos Aires. O que também reforça sua elegância.

Dirigi-lhe um elogio e ela disse que os parentes em Bruxelas estão em pânico por causa da guerra na Europa e a Bélgica é a sede da Comunidade Europeia.

Acham a América do Sul uma saída...Assustadora ilusão.  

Não sabem nada de Brasil e de alguns prezados vizinhos. Alguns, inclusive, caminham para o trágico da irreversibilidade radical. Ou então,  quem sabe, daqui a 200 anos ....aí já era.

Mas ela continuava uma presença tão bonita quanto elegante. Sóbria. Apesar das ilusões.

domingo, 14 de setembro de 2025

 Diante do quadro mais patético e pavoroso da Res-Pública brasileira , um autor perfeito para essas ocasiões. Aliás, semana com data de independência à frente e joguinho de seleção ( que não assistirei), aqui no Rio. Camisas amarelas passeando... Salve, Kafka.

Dois continhos em especial:
' O artista da fome e o 'Abutre"


 Figura tão importante . Quando filmou "Jango" até a trilha sonora lhe foi tungada, anos depois, para servir de fundo musical durante o funeral e posteriores homenagens ao presidente que não assumiu, Tancredo Neves.



 Oficina Clínica,

Sábado , Seis de Setembro de 2025.
Quando a transferência na transa analítica, lembrando que psicanalista é uma função e essa transa com O analisando é dissimétrica, ainda resta como única possibilidade em viabilizar o tratamento. Certas situações são dificílimas.
E esse momento contemporâneo onde reatividades, suscetibilidades, covardias ( já dizia o sábio Nietzsche que um covarde é aquele que não suporta uma quantidade mínima de verdades) predominam , há de se ter cuidado permanente.
O escombro que se tornou mundo, sobretudo acelerado pelo assassino Corona Vírus, reforçou essa loucura.
Rede Social também rima com Congresso Nacional. Ou seja : o social.

 


 Utilidade pública. 

Neymar pode ressurgir finalmente .

O Santos FC está negociando com um jogador argelino que estava no Nice da França. Ele se chama Billal.  Pronuncia-se Bilau...Será companheiro de ...ataque.

Bola para Billal que tocou em Neymar..Tocou em Neymar? Rolou? Quero dizer ..Na grama?

 Oficina Clínica 

Sábado,  13 de Setembro, 2025.

Com-pulsões. Compulsão. 

Expressão Pulsional. Tesão sem fim. O resto é da ordem da famigerada  denegação e  que vem a ser  aquela cegueira tão comum por parte de quem já viu, entendeu e ...não quer saber. Efeito daquela operação conhecida na teoria psicanalítica,  desde Freud, como Recalque. Essa operação psíquica,  inconsciente, e que impede que certas formações,  ideativas, afetivas, etc, não se manifestem conscientemente, por exemplo.Mas o que sofre efeito de recalque , logo é  uma formação que está  recalcada. Afastada da consciência Uma pequena digressão:

 Quando lhe disserem " seu recalcado/a" , nada mais normal. Responda então,  prontamente. E quem não é? Portanto ,qualquer Pessoa padece desses efeitos e é com todo esse aglomerado recalcado que o pobre do operador analítico conta: ou seja: o seu retorno. E ele sempre vem. Afinal, gente sonha, gente tropeça, gente tem sintoma manifesto...

O sonho: esse troço alucinado, alucinante e que o inconsciente nos reserva. Que lá tem morada. 

Isso tudo não se reduz à Clínica do mal falado consultório, mas também nas transas políticas, nas  transas de poder, enfim, nos vínculos que se estabelecem pela vida.No seu modo de haver, de estar. Na sua visão do que diz ser o teu mundo.

Por essas e outras é que a  análise se torna  um processo longo,  custoso e há de se ter  , sobretudo, muita paciência. E prudência. Sem garantia e por nossa conta e risco.







 Começa assim . O ano difícil com perdas de pessoas tão ilustres e idosos de todas as idades.

Um gênio musical. Na verdade , conforme aprendi , não se trata só de genialidade , mas os raios caem nas mentes mais  disponíveis.