Marcadores

terça-feira, 29 de julho de 2025

Utilidade Pública. Sobre autoescola e pentelhos. 

Um jornalista televisivo disse que o Detran faz exigências absurdas quando da realização do exame prático para a praticagem com os automóveis gravíticos. Veículos gravíticos são aqueles que só andam para frente e para trás. Não se movem para os lados nem para cima. Aqui na Terra Brasilis custam caro e são desvalorizados , no caso do veículo zero bala, na mesma proporção. Do ponto de vista de um investidor financeiro, isso pode ser uma roubada. Mas gostamos de certas roubadas e ainda é símbolo de status social, ter um carro bacana. Em alguns lugares do país, você ganha identidade mediante o carro que tem: ' AH.. o fulaninho ou fulaninha daquele carrão..'

Retornando ao que disse o jornalista, tenho essa experiência de absurdos do Detran RJ. Agora, que a exigência para a própria existência das autoescolas está em cheque, vou lhes contar. Primeiro, cabe esclarecer que os custos com as autoescolas se tornaram muito altos para o nosso povo. Uma quantidade imensa de postulantes não tira a carteira de habilitação ( Em SP , eles diziam carta) tanbém por isso. 

Segundo, a historinha pessoal.

Tirei minha carteira em 1984, apesar de dirigir com o meu pai ao lado , desde 1981. E sem maiores denegações e enganações , sem aquele senhor ao lado também. Andei de Kart ( minha escola).

A carteira ou carta, mano, tinha validade até o cidadão/ã completar 40 anos! O Brasil funciona assim. Oito ou oito milhões. 

Aos 40, disciplinado, fui renová-la. Para minha perplexidade , a minha carteira não era ilegal, mas não existia nos registros do Detran. A auto -escola , nome de uma Pessoa que começava com A, A de Afonso, acabara. A que comprou, tentou localizar nos arquivos mais antigos e.. nada. Rodei o país nesses 22 anos que me separavam da primeira vez...Com a carta. 

Aluguei carro, parei em inúmeras abordagens policias ( Blitz) e tudo corria bem. Sofri acidentes, incidentes...

Um advogado procurou me auxiliar. Eu, ao saber pelo advogado que não conseguiria tão cedo ganhar a parada, pensei em acabar com tudo: jogar as perucas fora, mudar de time. Não. Isso jamais! 

Palavra da moda, resiliência, tive que aceitar o destino, digamos, humilhante. 

Porém, rebelde, driblei as aulas práticas e recebi alguns macetes do 'instrutor' da 'nova' autoescola. O carro a ser utilizado nessa guerra, era um gol bolinha , duas portas, geração 1333...Câmbio manual e direção não hidráulica. Para o público mais jovem cabe uma pequena digressão ( Eu já não gosto...) :

Direção manual é aquela que você trata, acaricia ,mais ou menos  como um saco para treinos de boxe. 

Lado a lado  com o chamado instrutor, 'bubble car', no dia da batalha. Ilha do Fundão, o endereço. Só nós dois. 

O tempo realmente é ficcional. A eternidade estava passando muito rapidamente. Chegou a minha vez. Tudo corria bem, coloco o carro na vaga. Pisca Pisca ou Alerta acionados, a senhora ao meu lado, a inspetora ou sei lá o quê, avisa e já pula fora daquela bolinha 2. Igual ao  maldito em que treinei um tiquinho:

-'Reprovado'.- seca e grossa. 

Encostei uma filigrana da borracha do pneu traseiro direito na maldita faixa amarela, com falhas na pintura. E mais: chovia nesse dia. 

A coisa ruim disse que isso era suficiente para reprovação, pois ali poderia estar algum pedestre na calçada...Como é que é? Absurdos à parte , tive que retornar para mais uma prova ( Isso implica em gastos). Sobretudo, no seu saco! Para quem , obviamente, possui um e com dois auxiliares. E  mais o VAR. E o dito cujo não é  de forma alguma aquele do boxe. 

Segunda vez, aprovado. Não fui a sós com o mesmo 'instrutor' , para a segunda e, felizmente, derradeira pancadaria. Tive a companhia de uma linda moça e dois pentelhos. Afinal, falávamos sobre partes baixas, boxe, golpe baixo... O outro suposto pentelho era discreto e mais quieto. Todos na faixa dos 19, 20 anos de idade.

Ao me ver, olhou seriamente e perguntou: 

-Quantos anos você tem?- indagou o curioso.

- Um pouco mais que você. - resmunguei.

Estava de mal humor. Não era para menos.

Na volta do 'evento'- ele já tinha se informado sobre o ocorrido com esse pobre rapaz que recorda em letrinhas esses malfadados fatos-  a poucos quarteirões da minha casa, éramos vizinhos de bairro, pedi para descer do bolinha 1. Rua atravessada , pouso seguro. Alívio em forma de gozo. O bolinha maldito tornara-se um aliado bacana. Ele segue o seu rumo

Opa.!O que, é o que é ? Um ser , parte do tronco para fora do agora saudoso bolinha, 'the first' , a falar em alto e inconveniente tom. E na rua em que nasci e moro:

- Na boa , tio ( Sobrinhos aparecem em cada hora...). Você era merrrrrmo ruim de roda.! Conta outra história!

segunda-feira, 28 de julho de 2025

 Recomendo o filme  'A Garota da Agulha '. Título original  'A Woman with needle '. Está naquela plataforma Amazon Prime.

Filme dinamarquês  de 2024. Em preto e branco. Belo roteiro, ótimos atores. 

História baseada em fatos que ocorreram  durante e após a primeira grande guerra ( 1914-1918).  Alguns dinamarqueses , vide Lars Von Trier e sua potente obra, dizem.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

 Uma das diferenças entre 1999 e o aqui agora é que lá, atrás, não houve sequer investigação. No aqui e agora ( Já foi nome de programa televisivo bem popular) ,provavelmente , acontecerá investigação e punição para certos personagens. Não porque o governo é justo ou aquilo outro, mas pelo fato de que tecnologias avançaram tanto que é mais fácil mapear larápios. Se houver interesse. E deve haver. Afinal, prejuízo para muitos e eleição à vista daqui a pouco mais de um ano. Como ficam e seriam nomeados os  engavetadores gerais do aqui e agora? 

E os larápios e/ou assassinos por mero desejo de não serem pegos, acham que não serão. Processo denegatório fortíssimo. O cara ou a cara já entenderam, já viram. Recalca-se tudo e finge-se que não houve. Bem contemporâneo esse movimento. E anti-analítico.


Leia o artigo de Elio Gaspari na Folha de São Paulo do dia 24 de Julho 2025

 Tornozeleira eletrônica para alguns personagens virou, não humilhação, e sim algo virtuoso. Prisão,  processos e outras querelas jurídicas  tornaram-se formações meritocráticas. 

Recentemente, uma facção criminosa ligada ao futebol ( Futebol, no Brasil e no mundo, estabeleceu uma rede de poderes imensurável), chamada erroneamente de torcida organizada, invadiu um Centro de Treinamento de um clube nordestino, Série A, para agredir e ameaçar os  jogadores da equipe. Além de terem sido flagrados e facilmente identificados pelas câmeras bisbilhoteiras , de forma laudatória, o porta voz dizia assim:

' Porque aqui, nessa nossa turma ( Balançava um dos  braços com força na direção da patota), todo mundo tem histórico de crime. ' 

Fim da prorrogação.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

 Com relação à última postagem em que mencionava sobre as 'certezas' incertas do narcisismo abusivo e tolo contemporâneos, após o Corona Vírus e a posição 'on your knees ' ( de joelhos ) que essa formação nos impôs, independente da condição sócio-econômica, gênero e outros mais, além da bisbilhotice que os Telescópios Hubble e James Webb têm apresentado nas suas espiadelas pelo dito universo , qual a certeza sobre o casal outro/si mesmo que se tem?

Mais uma grande ferida narcísica, juntando-se àquela que Copérnico, Darwin e, obviamente, Freud e sua ideia de inconsciente. Inconsciente enquanto uma formação. Substantivada. Não é mero adjetivo.

 Olha a cobra! Olha a chuva ! E olha isso aqui! Você que só pensa em festa junina e futebol:

O excremento, ou melhor, o projeto de lei que propõe o aumento no número de deputados federais, 531 ao invés dos atuais 513, retorna à Câmara Federal após ser aprovado, no Senado, por 41 votos ( o mínimo para passar) contra 33. Diferença de 8 votos tão somente.
Dezoito é o número de parlamentares a mais que eles desejam se presentear.
Sim, para eles/as mesmos , mesmas. Centrão é governo desde Cabral.
Porque para nós, além da quase notória e pífia participação, atuação dos tais congressistas , o tombo pode atingir a cifra de 95 milhões ao ano. Gastos com alguns abomináveis personagens e seus gabinetes.
Na Câmara, em Maio último, ele passou com 270 votos a favor e 207 contrários.
Todos os partidos , incluindo o do atual presidente, assim como a legenda do inelegível ex.'mandatário'recente, apoiaram a ideia.
Partidos contrários a essa manobra: PSOL, Cidadania, Novo e Rede.

 Há um ano, na celebração do

Centenário da minha querida amiga e colega, Susanne Bial. Trinta e dois anos de uma parceria singular para mim.
Uma vida extraordinária. Profissional exemplar.
Hoje, um dia após celebrar 101 anos, ela nos deixa.
À sua memória.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas

 Ciclovia deserta. Ruas com pouquíssimo movimento e a praia desprestigiada a não ser por alguns obstinados jogadores de bola: pelo alto ou por baixo.

Nada a ver com BRICS. Que aliás é o que mesmo? Reunião de líderes mundiais. Líderes? Ou seria a composição de um novo bloco econômico?
A resposta, não sobre a indagação acima, mas a respeito do frio, está na temperatura apontada pelo relógio que reside na orla.
Se estiver chovendo, mas calor, há algum movimento. Baixou de 19 graus, viva alma não haverá...
Desde sexta, oscila entre 16 e 15. Ontem à noite, sensação térmica de 14 e com bastante umidade.
Sim. Temos uma rara sequência de dias e noites frias.

 Sobre Fiscos e uvas...

O novo técnico da amarelada seleção canarinho está com problemas sérios. Não é a saúde dele. É o Fisco da Espanha. Foi condenado.
Saidinha boa essa que arrumastes, hein?
Ancelotta, e não Ancelotti, é uma uva típica italiana.
Tem produção dela no Brasil e safras mais recentes são boas. Argentina também cultiva.

 Maduro, aquele mesmo, manda prender economistas que divulgam a realidade econômica do país ao lado. Seria o sonho de muitos?

São 3,número inicial, economistas presos até agora.
Incomunicáveis há 3 semanas.Nem a família, nem os advogados de defesa sabem como estão.
A idade média tem CEP atualizado e, ao que parece, perpétuo.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

 Francisco Carlão Pecado Capital Dinheiro na Mão é Vendaval Cuoco. Nossa homenagem.

Jornalismo ao vivo é uma peça de teatro com atores voláteis e roteiros também. Imprevisibilidade quase sempre. Afinal, é ao vivo. Se morto estivesse, não haveria.
Certos vacilos para largar na frente do concorrente ( já teve gente que preferia monopólio para informação) podem ser desagradáveis. Eufemismo? Depende do fato. Pode ser grave; causar muito estrago, matar. E aí, fake é o do vizinho. Onde está o 'true?' Where is the 'verdade'? Faço uma pequena digressão -parafraseando uma querida amiga e colega, Lia Guarino, que disse : "E o 'Fakebook'?"- e apontamos sob suspeição que quem deveria cuidar do que divulga em larga escala, por vezes, não o faz.
Na divulgação da morte de Francisco Cuoco , ator dele mesmo e um sucesso na extinta , sem eufemismo ou hipérbole possíveis TeleDRAMATURGIA brasileira , o canal por assinatura da emissora oficial , através de duas das suas jornalistas ( uma dessas é bastante experiente e que piorou tudo) ,afirmava que o ator havia dado um depoimento - exibido inclusive no ato da fala- recentemente. Precisamente , um ano atrás. Foi exibido ,sim,. há pouco mais de um mês. Dia 6 desse mês, tal como insistia a experiente jornalista, Francisco não falava nem tampouco interpretava mais nada.
Ele já estava internado e inconsciente.
A matéria , o tal depoimento, foi ao ar ( metonímia) justo pelo agravamento do estado de saúde do ator. Matéria bem apresentada , jornal com Folha, avisava que ele estava com 130 quilos , não saía mais de casa ( sorte dele porque deve ter mantido ao menos o celular e os cartões de banco a salvo) com dificuldades motoras consideráveis. E a memória tropeçando. Nada que um organismo heroico , 91 para 92 anos, não sofra. É o ônus pela vida longa; vida eterna.

 Morreu aos 89 anos , Pepe Mujica. Ex Presidente do Uruguai. Completaria 90 daqui a poucos dias. Viveu 90 anos então.

Figura pública excepcional. Sem igual no campo da esquerda ideológica da América do Sul, da América Latina.

 Como diria uma gaiatice. O governo do Rio, município, tem uma prefeitura à Lady Gaga e um ' governo' do Estado ao modo 'Lady Gago'...

 



E não é que a lua diminui sua dimensão diante do Maraca? Vencer ou vencer , hoje. Mas o hino declama : 'vencer, vencer, vencer ..'😘😉



Para você.
Já não é a primeira vez que a caminho do Maracanã , ajudo alguém a se localizar para qual setor se dirigir, melhor estação de metrô para pegar, etc. Tenho um misto de inveja dessa despreocupação temerária de turistas jovens , sempre tive uma formação paranoica à espreita, mas um quê de perplexidade com essa falta de noção. Será que sabem aonde vão? Onde estão? Só quem morre são os outros , não é Marcel Duchamp?
Uma certa dose de kilometragem é benéfica nessas horas. Mas não há a menor garantia.
Quando venho ao jogo, faz muito tempo sozinho ( e não quero mais outro modo) , trago aquilo que Roberto e Erasmo disseram numa canção:
' A SAUDADE que eu gosto de ter. Só assim,
sinto você bem perto de mim, outra vez'.

Para o meu saudoso pai.

 O personagem que está se proclamando o novo presidente da CBF reflete sobre os poderes ( podres poderes, cantaria Caetano Veloso) que reinam nessa entidade desgovernada.

Samir não sei o quê e que é presidente da poderosa federação de Roraima, novo reizinho.Parece que será candidato único. Ou seja: Ednaldo afastado permanece de algum modo.
O futebol roraimense não há.
Uma analogia possível: é como se o Timor Leste resolvesse reivindicar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Algo que o Brasil tenta faz tempo.
O papai dele ficou quase 50 anos comandando essa federação. O médico infectologista auto proclamado nem ao menos existia. Ele tem 41 anos.
Não se trata de questão regional ou bairrismo visto que Ricardo Teixeira (RJ) , Marins (SP e exilado preso em NY), Del Nero ( SP)..foram desastrosos . E houve um taradinho que também saiu por assédio sexual.
Centrão, com o apoio dos nossos clubes, sempre ...Centrão.
Do ponto de vista do esporte bretão, gol contra.



Liderança? Vamos Lá.

Final, 

Flamengo 5x0 Fortaleza.

31 de Maio 2025

 https://www.facebook.com/share/r/1B4He4AG7t/

sábado, 10 de maio de 2025

 A casa de Isabel Cristina e seus outros 8 nomes e do  seu marido Conde D'EU, finalmente, depois de quase 150 anos , foi aberta para visitação há somente 3 anos. Sábados e feriados. 

Alguns membros da família imperial ainda residem lá e autorizaram essa abertura.

Empresários e bancos desse país estranho poderiam ajudar com a manutenção e preservação. O imóvel está bem necessitado de melhorias e reformas, sobretudo após a tragédia das enchentes de Fevereiro de 2022.

A cozinha é original. Ao lado, nos jardins, funciona um agradável bistrô .

Petrópolis é um patrimônio nacional e internacional.

Avisem aos apedeutas que desgovernam municípios, estados, enfim, o país.

A casa é uma propriedade privada.

OBS: JÁ imaginaram Isabel Cristina e seus oito outros nomes respondendo uma chamada na escola? Numa chamada no Aeroporto? No falecido século 20, assinando um cheque? Trabalhoso , não?





 BANDIDAGEM é bandidagem  independente de sindicato ou não.  Seja canhoto ou destro. Crime hediondo com contribuintes, trabalhadores  de uma vida toda. 

Como diria o saudoso Leonel Brizola: 'Ah...Esse personagem vem de longe' ....

E provocaria um Maluf cara de pau qualquer , ainda vivo e dos tempos de Briza na política tosca desse país que aniversariou, ontem, 22 de um Abril, nas memórias e braçadas de caravelas,  desgovernadas por um Pedro Cabral. Atordoado? Herói? 

'Sim. Está lá  no PDT faz tempo...'

 As novidades da semana no Brasil são Ronaldo Caiado, Renato Gaúcho e Galvão Bueno. Ele mesmo.  O sr Galvão também conhecido,  por mim,  como Silvio Caldas.  Para quem não se lembra,  Caldas sempre anunciava aposentadoria enquanto cantor. Cantou até próximo da própria  cova. Minha avó materna também dizia,  quando nos visitava no Rio ou em SP ( onde vivia a outra filha; minha saudosíssima madrinha) que era a última vez. Viveu bastante e fez inúmeras despedidas.

Galvão Silvio em seu novo contrato com a Amazon Prime ( infelizmente, alguns jogos serão exclusivos nesse streaming e teremos que engolir, não é Zagallo?)receberá somente 200 mil por transmissão. Está Bueno para usted?

Serão 5 jogos somente em Abril. Quando a turma reclama sobre concentração de renda,  temos muitos exemplos. 

E a última  transmissão dele foi um desastre. Tem tanta gente sem trabalho ou querendo e precisando prosperar..Certamente fariam melhor. 

E tem esse tipo,  já milionário faz tempo, insistindo.  Baixo Narcisismo. Sujeito pobre.

sábado, 5 de abril de 2025

 Adolescência. A questão?Adolescência é um conceito relativamente novo. Assim como o surgimento da Psicanálise. Ambas surgem no final do século 19. 

Já o conceito de infância é bem anterior.Data do século 17, 16...Independente da chamada faixa etária,  adolescência tem suas singularidades. Não somente relativas às formações psíquicas mas também às formações primárias,  bióticas. Um aspecto importante nessa fase de maturação do organismo são os efeitos endocrinológicos, hormonais. Logo, afetações psíquicas possíveis também. 

A questão cronológica indicada, através da expressão 'faixa etária', é bastante relativa, sobretudo psiquicamente, a partir do ponto em que percebemos posturas adolescentes em pessoas com 40anos de idade, por exemplo. Será que ele vai procurar , para tratamento físico-clinico, um pediatra ou um geriatra? Deixemos em aberto.

O filme , série, causou frisson. Sobretudo nos pais ou tutores de adolescentes. Aquele/a adolescente raiz. 

E as pessoas - já me ensinaram que há muita gente numa Pessoa- estão corretas quando se preocupam.  Afinal, quem tem aquilo, pessoas têm, tem medo. Sabedoria para todos: sabedoria popular. 

O diretor/ator é muito bom. Os outros atores, atrizes também. Filmado num plano só. Sombrio, inglês.

Violência em escola, junto com corrupção, pedofilia, negligência e quetais, não são ' privilégios ' londrinos. E existe faz muiiiito tempo. Dentro de algumas  famílias idem. Não vamos fingir que não. E em todas as camadas sociais. Desde a família tosca mais humilde, média ou a tosquice dos habitantes de certos palácios.

Aquela obra de arte é um processo descritivo. Ela não significa ou justifica nada. Não estabelece simetria de causa e efeito porque sabiamente sabe que não há essa relação. Além de não saber exatamente do que se trata. Essa é a angústia. E a lembrança de que é coisa de gente. Os chamados  filhos de um deus.Naquela ficção fixada.

O garoto não receber a menor consideração por parte de um pai tosco, uma família tosca, mediante o seu desempenho ruim enquanto 'jogador de futebol' , nas peladas com os ' muy amigos' pode fazer uma marca. É um fato relevante numa cultura que inventou o futebol, por exemplo. Contudo, isso não estabelece ou viabiliza um assassinato adiante, necessariamente. Reatividade diante de uma rejeição amorosa pode ser violenta. Para um lado ou para o outro. 

Mas nessa dinâmica toda, quais as razões da não conversa naquela família ou naquela escola?

O que se passava? Pelo quê você está interessado? Como é isso? Como funciona? O que está aporrinhando? Onde bate o tesão? 

Existem distâncias geracionais, neuroses pessoais ,que inviabilizam, muitas vezes, qualquer conversa. Ainda mais sobre tesões e intimidades. Se o sintoma for religioso então,  pode haver um trava pesada.  Quase Tudo...Não é pecado?

Essas questões resolvem? Nunca se sabe de antemão. E o final também não. Só depois. Olha o velho Freud aí. 

Não há garantia. Quem garante garantia, em termos psíquicos, é da ordem do charlatanismo assassino.



 Presente da minha prezadíssima amiga e colega, Ana Cristina Albuquerque. A quem agradeço mais uma vez .

Uma beleza essa história.Essa  travessia, diríamos,  um Revirão Oceânico. Ou como ela nos ensina: Atlântica.Do Atlântico.

A experiência de afastamento e a solidão , aquela que nos entrega radicalmente a presença de uma Pessoa, acompanham a navegadora durante inesgotável jornada.

O pior momento , restando algumas centenas de milhas náuticas para chegar na terra nossa, foi quase de desistência. Desistência com a própria existência. E aí,  muda a direção e o sentido dessa história. Na verdade, da vida dessa mulher chamada Tamara Klink.

Texto tão bem escrito. Fatos  descritos. Poeta. Arquiteta dos mares. Um roteiro para uma tela grande! A história dessa família. A bordo, cineastas, diretores, produtores .

Li mais da metade dessa epopeia na praia. O oceano compartilhado.




 Rotinas são fundamentais.  Sem elas , você não sobrevive. A questão é poder mudar os hábitos, a tal rotina, quando não houver mais jeito. Não é impossível. Ao contrário. Contudo e sobretudo, exige um certo esforço. Esforço psíquico. Há de se jogar fora.E substituir. Isso é um processo curativo. 

As formações recalcantes,bastante opressivas (cultura,  família, crenças, por exemplo) , são muito poderosas. Totalmente passíveis de reversão,  resignificação,  entendimento. Difícil.  Mas esse é o processo.

 Bye Bye , Cacá Diegues.

Durante alguns anos, sustentei o hábito de dar um mergulho na praia no último dia do ano. Gosto muito de praia e há de se ter um certo conhecimento local para escapar das abomináveis  chatices , farofices e quetais que atingem com força a cidade nesse período. Não gosto nem um pouco de falta de educação formal. O mínimo...

Hoje,  já faz alguns anos, pulamos fora daqui, antes dessas datas. Carnaval é uma delas. 

Cacá Diegues era uma presença ipanemense nessas datas. Nesses mergulhos. Foi vizinho por esses lados. Creio que já tinha se mudado. Sobretudo, após a morte prematura da sua filha Flora. Um sofrimento inigualável,  segundo ele. Ele se recolheu.

Forço a barra e me permito querer sonhar que Cacá Diegues, um herói nacional , global, tenha embarcado na Caravana Rolidei . Aquela caravana daquela trupe que diz' Bye Bye Brasil'.

 Utilidade pública necessária à sensibilidade de uma Pessoa.

Wim Wenders, craque alemão da bela cidade germânica de Düsseldorf)em co- produção com japoneses , realizaram essa beleza que só agora assisti. Ele é de 2023 e foi lançado nos cinemas no ano passado. Está no MUBI:

"Dias Perfeitos ". 

Sim. Pode haver muita  complexidade, sofisticação, em simples produções,  simples formações . Numa vida simples. O ator principal,  o japonês Koji Yakusho, tem uma grande atuação. Bravo. A trilha sonora ,  fotografia ...👏👏👏. Ganharam prêmios,  indicação ao Oscar ( acho que foi o ator) ...




 O Rio tem duas estações: o verão e o inferno.

O verão costumava ter início em Abril estendendo-se até meados de Novembro. E o inferno acontecia do  início de Dezembro até o final de Março. Nessas mudanças climáticas todas, o inferno tem marcado presença mais constante. Nesse momento,  estamos no inferno com. toda a sua pujança. Lúcifer era um anjo lindo e que ainda espalha brasas,  labaredas...

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

 nvasor . Sem cerimônia. E foi se chegando ,a princípio rosnando. Depois , partiu sem dar ao menos um tchauzinho. Folgado. Adorável.



 E a vida se arrasta.



 Dentre as cidades mais violentas do mundo , o México lidera com folga.

Várias outras estão nos Estados Unidos. América do Sul tem o Brasil com a maior parte. E não pense que é o Rio .
Cidades como Mossoró, Feira de Santana, Salvador , Vitória da Conquista ( todas no Nordeste) aparecem nas primeiras posições na equação número de homicídios por cada 100 mil habitantes.
Evidentemente que algumas outras cidades mascaram seus números. A capital federal, por exemplo, tem uma região periférica, faz muito tempo, bastante violenta. Pouco divulgada. Quando as coisas entornaram de vez, sem cura possível, no Rio e SP, o nível de cegueira, sonambulismo , denegação e/ou reatividade era significativamente alto. Cada mandatário com seus desmandos empurrando para o antecessor a responsabilidade pela tragédia. Deu no que deu. E continua.

 Somewhere over The rainbow...Means ... Nowhere.

https://scontent.fstu2-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/471986888_9244783478893519_44160429693368617_n.jpg?stp=dst-jpg_s720x720_tt6&_nc_cat=109&ccb=1-7&_nc_sid=127cfc&_nc_ohc=n4jDRiyXlPMQ7kNvgErN9Cu&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.fstu2-1.fna&_nc_gid=A1qMo2PZyq-3BneyH4wWanh&oh=00_AYDJsCFOy1qr8AzBCUdVOEXzeVPs6PGLEvUpXw9zqCqj2w&oe=678F6BE8



 Um 2025 assim . Na beleza da quinta sinfonia de Mahler. Compositor tcheco- austríaco, nascido na boêmia e favorito do francês Jacques Lacan..O Adagietto.

Mahler symphony 5 - Adagietto - Gustavo Dudamel

 Não haverá imposto sobre Pix. Ele foi criado , e isso aconteceu num governo que condeno , mas isso foi muito positivo ( os bancos gritaram, logo...) justo para não cobrar impostos sobre certas transas financeiras, as mais cotidianas. E num período pandêmico, salvou muita coisa; muita gente.

Quem defende divulgação de falsos fatos,ignomínia,  calúnia,   estupidez,  porra louquice, é delinquente ou estúpido. Da mesma  ordem da hebefrenia. Burrice absoluta.

 A última vez que estivemos em Portugal , lá se vão 10 0u 11 anos , Portugal estava muito diferente. Essa peça de Shakespeare estava em cartaz no vetusto Teatro Nacional  Dona Maria Segunda.

Foi um dos invernos mais chuvosos até então no país.  Nos dez dias que ficamos por lá,  praticamente todos  em Lisboa,  a chuva fez  companhia sem trégua.

Ingresso bem barato para um Euro palatável à época. O  custo de vida estava bem acessível para nós. A turminha abaixo da linha do Equador. 

Nesse momento, a banana Real  tem cotação cada vez mais baixa.

 O Brasil experimenta, também nesses momentos,  crescimento econômico com baixa de desemprego e inflação   alta. E o que puxa a inflação são os alimentos. Alimentos servem para alguma coisa? 

Economia é coisa de libido. Mas  por certo os doutos na economia não postularão que o desemprego aumente para o  crescimento diminuir e a inflação.... 

Coriolano era guerreiro egocêntrico que desprezava o povo. E ficava irritadiço quando esse lhe dirigia impropérios. Menino mimado. 

As cadeiras de Maria Segunda eram pequeninas. Da época dela muito provavelmente. Peça muito longa. Dois atos com intervalo sem água ou qualquer outra forma liquida e sólida à venda no local. Todos os bares fechados e uma quantidade considerável de pessoas ( não é só no Brasil que liquidações entopem exposições e shoppings):

- E se saíres , não poderão voltar. -avisou a diligente senhora que estava na porta do local. 

A responsável pelos bilhetes,  ingressos e quase tudo mais. Era a verdadeira Maria... Primeira!



 Uma das situações que provocam a desistência das pessoas em fazer um BO ( Boletim de Ocorrência) numa delegacia é que o atendimento muitas vezes não é bom ou aquilo resulta em coisa nenhuma. 

Fomos convidados, intimados na verdade porque existe sanção caso não o faça,  a comparecer a uma delegacia ( Leblon) com imagens de câmeras de segurança que registraram roubos, furtos nas imediações, em frente, ao edifício que residimos.  As imagens são das nossas câmeras. O número de delitos com bandidos motociclistas protagonistas é crescente e assustador. Fazemos parte da gestão do prédio e temos que facilitar as coisas para quem deveria investigar. Nesse caso é a Polícia Civil. Fato que não pode ser esquecido: a emissão do documento oficial emitido por eles estava com a data errada. O dito cujo foi entregue no prédio com dez dias de atraso. Logo, o prazo para o nosso comparecimento na delegacia, sujeito à sanções futuras, não era viável: era impossível. 

Delegacia com porta defeituosa , porta de vidro que pode estourar a qualquer momento, e que foi reformada em 2009 pelo 'governador' ( aspas e minúsculas), Garotinho; atmosfera de fim de mundo. Bairro nobre e turístico. Alta temporada. 

Não há qualquer orientação no local : senha a ser retirada, aonde se dirigir ou quem está na frente da fila...Mesas vazias, muitas delas, e pouquíssimos servidores para lhe dirigir atenção. Num dado momento , após alguns minutos, uma cidadã funcionária aparece e pergunta quem está na frente, etc. Amadorismo total. 

Na verdade, estou ingênuo por demais porque tudo isso parece ser proposital. 

Quem nos ATENDEU foi muito gentil e fez o seu trabalho. Ao menos isso. O que haverá daqui pela frente, nos dá a nítida impressão que será da mesma ordem de um deserto. Mas é crucial que a gente deixe de lado uma paralisia cínica que tomou conta da nossa sociedade faz certo tampo. É importante comunicar os delitos. Denunciar junto à mídia, etc. Apesar....

Lembro-me do Casseta  e Planeta, saudosíssimo Bussunda, com sua colocação irônica e precisa. Nesse caso, adaptado para o fato e local descritos aqui: ' Se no Leblon ou Ipanema está assim, imagine na Jamaica?