Marcadores

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Paulo Leminski inventou o twitter

O Curitibano Paulo Leminsky ,morto aos 45 anos, inventou o Twitter.Afirmo isso depois de observar uma exposição em São Paulo, vi na Internet, sobre a sua obra. Paulo era minimalista.Seus poemas eram curtíssimos.Adepto de uma técnica milenar japonesa que buscava uma escrita através da qual se tentaria dizer o máximo com o mínimo de caracteres. Era assim também com as sua composições. Foi parceiro, dentre outros, de Caetano Veloso.
Vinte anos depois de sua morte, em 1989, Paulo está virando moda,pois o tal do twitter também apresenta pequenos textos, 140 caracteres no máximo,onde pessoas são seguidas para seguir também. Ainda não entrei na onda ,já que não tenho a mestria de Paulo e de outros para produzir textos muito curtos e interessantes. Se é que consigo através de mais caracteres. Porém, começa-se pela faixa branca ,azul, para quem sabe, chegar a faixa marrom ou preta.
Preta também era a faixa do quimono de judô do Paulo que também fazia traduções em vários idiomas.
Há uma ingenuidade por parte de alguns que acreditam que a tecnologia vai melhorar tudo,inclusive o tal do mundo.O mundo não quer melhorar,não quer ser salvo tal como acreditam alguns verdes.E são verdes bem madurinhos....O que não significa que tenhamos que arrebentar de vez com o planeta. Podemos maltratá-lo menos,visto que não maltratá-lo seria impossível.Talvez possamos sacar que nós somos a poluição do planeta .Perguntem a qualquer formiga pisoteada à vontade por aí?A qualquer baratinha que só porque é feia engendra todo o horror e nojo aonde passa?
A tecnologia é o melhor movimento histérico já produzido.O que é para depois de amanhã já está atrasado. Isso nos dá uma sensação de inadimplência enorme. Aquele computador "brain new" já se tornou " brain old" em poucos meses. Conseguimos lidar sabiamente com isso? Conseguimos absorver parte das péssimas notícias que ocorrem, serenamente?
Fui alertado que o momento é interessante pois cabe de tudo. Sempre coube de tudo, a não ser em períodos ditatoriais , sem estado de direito para haver de tudo. Vejo no momento a exclusão fascista de alguns saberes, ditos e produções.Justo porque uma certa boçalidade fracassou também.Deixou de fundamentar as mentes todas. Alegro-me ,porém, ao poder rever Leminski em exposição relevante. Paulo Leminski prova que a poesia de alto nível -há poesia de baixo nível ,ou melhor ,pode-se chamar de Poesia ,o baixo nível?- é contemporânea de qualquer tempo,em qualquer lugar,onde quer que haja.

Nenhum comentário: