Marcadores

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Exposição Vickiana

Vale muito a pena conferir a exposição de Vick Muniz, no MAM/RJ, Até o início de Março.
Creio que o ti-ti-ti entorno de sua obra se deve ao fato de Vick possuir, há muito tempo, uma sólida carreira nos Estados Unidos. E aqui, como sabemos bem ou mal, o que faz sucesso lá fora, mesmo sendo uma porcaria, o que não é o caso de Vick, vira sucesso incontestável nas areias indígenas abaixo do trópico do Equador.
Não sou versado no assunto , mas arriscaria dizer que Vick é contemporâneo de seu tempo, e daqueles que arriscam , experimenta de quase tudo, pois de tudo é impossível. Seu trabalho com os catadores de lixo do Jardim Gramacho, o maior depósito de lixo urbano do mundo, é fantástico. Há inclusive um vídeo que mostra todo o processo de criação daquele belo e instigante trabalho.
Vick é assim. Mistura o lixo e o luxo. Certamente, não é o primeiro a fazer isso, ainda mais sendo brasileiro. Antes de se chegar ao luxo que fora produzido em Gramacho, há o lixo dos diamantes e caviar sobre algumas cabeças premiadas de Hollywood.As mais interessantes, por certo, são as cabeças de Frankstein e do Dr. Drácula. Grandes figuras! O Dr . Frankstein funciona como paradigma - Argh!Paradigma! Que saco! Argumento de falso intelectual!-, para cirurgiões plásticos. Frankstein é o objetivo maior de um cirurgião plástico! Transforma tudo. Cria-se aquele que mostra, que exibe, ou seja, o monstro.
Esses diamantes todos lhes foram ofertados por um mecenas nova iorquino. Lá há essa vantagem: gente que investe nos talentos, independente de onde sejam , aonde foram. Tem até bilionário americano , agora milionário por causa da crise, que doa dinheiro para o Gato órfão , para o vira lata que vive na mercearia da esquina, etc. Porém, doam também para pesquisas, Universidades, Teatros, etc. Igualzinho no Brasil.
Vick mexe também com as formas das nuvens, transformando-as em qualquer coisa. E quem não viu algum formato, alguma metamorfose nas nuvens? Nos ceús de New York, no ano em que o século vigente teve início, 11/09/2001,as fumaças - ou seriam pegadas?-, largadas no ar por aviões, foram perseguidas e transformadas pelo olho Vickiano.
As crianças, feito eu que, nasci como Benjamim Button, com 80, e ano após ano de análise fui rejuvenescendo um pouco, estavam impactadas com o trabalho exibido.Legal.
Além do mais, estar no MAM é sempre um prazer.

Nenhum comentário: