Marcadores

terça-feira, 29 de julho de 2025

Utilidade Pública. Sobre autoescola e pentelhos. 

Um jornalista televisivo disse que o Detran faz exigências absurdas quando da realização do exame prático para a praticagem com os automóveis gravíticos. Veículos gravíticos são aqueles que só andam para frente e para trás. Não se movem para os lados nem para cima. Aqui na Terra Brasilis custam caro e são desvalorizados , no caso do veículo zero bala, na mesma proporção. Do ponto de vista de um investidor financeiro, isso pode ser uma roubada. Mas gostamos de certas roubadas e ainda é símbolo de status social, ter um carro bacana. Em alguns lugares do país, você ganha identidade mediante o carro que tem: ' AH.. o fulaninho ou fulaninha daquele carrão..'

Retornando ao que disse o jornalista, tenho essa experiência de absurdos do Detran RJ. Agora, que a exigência para a própria existência das autoescolas está em cheque, vou lhes contar. Primeiro, cabe esclarecer que os custos com as autoescolas se tornaram muito altos para o nosso povo. Uma quantidade imensa de postulantes não tira a carteira de habilitação ( Em SP , eles diziam carta) tanbém por isso. 

Segundo, a historinha pessoal.

Tirei minha carteira em 1984, apesar de dirigir com o meu pai ao lado , desde 1981. E sem maiores denegações e enganações , sem aquele senhor ao lado também. Andei de Kart ( minha escola).

A carteira ou carta, mano, tinha validade até o cidadão/ã completar 40 anos! O Brasil funciona assim. Oito ou oito milhões. 

Aos 40, disciplinado, fui renová-la. Para minha perplexidade , a minha carteira não era ilegal, mas não existia nos registros do Detran. A auto -escola , nome de uma Pessoa que começava com A, A de Afonso, acabara. A que comprou, tentou localizar nos arquivos mais antigos e.. nada. Rodei o país nesses 22 anos que me separavam da primeira vez...Com a carta. 

Aluguei carro, parei em inúmeras abordagens policias ( Blitz) e tudo corria bem. Sofri acidentes, incidentes...

Um advogado procurou me auxiliar. Eu, ao saber pelo advogado que não conseguiria tão cedo ganhar a parada, pensei em acabar com tudo: jogar as perucas fora, mudar de time. Não. Isso jamais! 

Palavra da moda, resiliência, tive que aceitar o destino, digamos, humilhante. 

Porém, rebelde, driblei as aulas práticas e recebi alguns macetes do 'instrutor' da 'nova' autoescola. O carro a ser utilizado nessa guerra, era um gol bolinha , duas portas, geração 1333...Câmbio manual e direção não hidráulica. Para o público mais jovem cabe uma pequena digressão ( Eu já não gosto...) :

Direção manual é aquela que você trata, acaricia ,mais ou menos  como um saco para treinos de boxe. 

Lado a lado  com o chamado instrutor, 'bubble car', no dia da batalha. Ilha do Fundão, o endereço. Só nós dois. 

O tempo realmente é ficcional. A eternidade estava passando muito rapidamente. Chegou a minha vez. Tudo corria bem, coloco o carro na vaga. Pisca Pisca ou Alerta acionados, a senhora ao meu lado, a inspetora ou sei lá o quê, avisa e já pula fora daquela bolinha 2. Igual ao  maldito em que treinei um tiquinho:

-'Reprovado'.- seca e grossa. 

Encostei uma filigrana da borracha do pneu traseiro direito na maldita faixa amarela, com falhas na pintura. E mais: chovia nesse dia. 

A coisa ruim disse que isso era suficiente para reprovação, pois ali poderia estar algum pedestre na calçada...Como é que é? Absurdos à parte , tive que retornar para mais uma prova ( Isso implica em gastos). Sobretudo, no seu saco! Para quem , obviamente, possui um e com dois auxiliares. E  mais o VAR. E o dito cujo não é  de forma alguma aquele do boxe. 

Segunda vez, aprovado. Não fui a sós com o mesmo 'instrutor' , para a segunda e, felizmente, derradeira pancadaria. Tive a companhia de uma linda moça e dois pentelhos. Afinal, falávamos sobre partes baixas, boxe, golpe baixo... O outro suposto pentelho era discreto e mais quieto. Todos na faixa dos 19, 20 anos de idade.

Ao me ver, olhou seriamente e perguntou: 

-Quantos anos você tem?- indagou o curioso.

- Um pouco mais que você. - resmunguei.

Estava de mal humor. Não era para menos.

Na volta do 'evento'- ele já tinha se informado sobre o ocorrido com esse pobre rapaz que recorda em letrinhas esses malfadados fatos-  a poucos quarteirões da minha casa, éramos vizinhos de bairro, pedi para descer do bolinha 1. Rua atravessada , pouso seguro. Alívio em forma de gozo. O bolinha maldito tornara-se um aliado bacana. Ele segue o seu rumo

Opa.!O que, é o que é ? Um ser , parte do tronco para fora do agora saudoso bolinha, 'the first' , a falar em alto e inconveniente tom. E na rua em que nasci e moro:

- Na boa , tio ( Sobrinhos aparecem em cada hora...). Você era merrrrrmo ruim de roda.! Conta outra história!

segunda-feira, 28 de julho de 2025

 Recomendo o filme  'A Garota da Agulha '. Título original  'A Woman with needle '. Está naquela plataforma Amazon Prime.

Filme dinamarquês  de 2024. Em preto e branco. Belo roteiro, ótimos atores. 

História baseada em fatos que ocorreram  durante e após a primeira grande guerra ( 1914-1918).  Alguns dinamarqueses , vide Lars Von Trier e sua potente obra, dizem.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

 Uma das diferenças entre 1999 e o aqui agora é que lá, atrás, não houve sequer investigação. No aqui e agora ( Já foi nome de programa televisivo bem popular) ,provavelmente , acontecerá investigação e punição para certos personagens. Não porque o governo é justo ou aquilo outro, mas pelo fato de que tecnologias avançaram tanto que é mais fácil mapear larápios. Se houver interesse. E deve haver. Afinal, prejuízo para muitos e eleição à vista daqui a pouco mais de um ano. Como ficam e seriam nomeados os  engavetadores gerais do aqui e agora? 

E os larápios e/ou assassinos por mero desejo de não serem pegos, acham que não serão. Processo denegatório fortíssimo. O cara ou a cara já entenderam, já viram. Recalca-se tudo e finge-se que não houve. Bem contemporâneo esse movimento. E anti-analítico.


Leia o artigo de Elio Gaspari na Folha de São Paulo do dia 24 de Julho 2025

 Tornozeleira eletrônica para alguns personagens virou, não humilhação, e sim algo virtuoso. Prisão,  processos e outras querelas jurídicas  tornaram-se formações meritocráticas. 

Recentemente, uma facção criminosa ligada ao futebol ( Futebol, no Brasil e no mundo, estabeleceu uma rede de poderes imensurável), chamada erroneamente de torcida organizada, invadiu um Centro de Treinamento de um clube nordestino, Série A, para agredir e ameaçar os  jogadores da equipe. Além de terem sido flagrados e facilmente identificados pelas câmeras bisbilhoteiras , de forma laudatória, o porta voz dizia assim:

' Porque aqui, nessa nossa turma ( Balançava um dos  braços com força na direção da patota), todo mundo tem histórico de crime. ' 

Fim da prorrogação.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

 Com relação à última postagem em que mencionava sobre as 'certezas' incertas do narcisismo abusivo e tolo contemporâneos, após o Corona Vírus e a posição 'on your knees ' ( de joelhos ) que essa formação nos impôs, independente da condição sócio-econômica, gênero e outros mais, além da bisbilhotice que os Telescópios Hubble e James Webb têm apresentado nas suas espiadelas pelo dito universo , qual a certeza sobre o casal outro/si mesmo que se tem?

Mais uma grande ferida narcísica, juntando-se àquela que Copérnico, Darwin e, obviamente, Freud e sua ideia de inconsciente. Inconsciente enquanto uma formação. Substantivada. Não é mero adjetivo.

 Olha a cobra! Olha a chuva ! E olha isso aqui! Você que só pensa em festa junina e futebol:

O excremento, ou melhor, o projeto de lei que propõe o aumento no número de deputados federais, 531 ao invés dos atuais 513, retorna à Câmara Federal após ser aprovado, no Senado, por 41 votos ( o mínimo para passar) contra 33. Diferença de 8 votos tão somente.
Dezoito é o número de parlamentares a mais que eles desejam se presentear.
Sim, para eles/as mesmos , mesmas. Centrão é governo desde Cabral.
Porque para nós, além da quase notória e pífia participação, atuação dos tais congressistas , o tombo pode atingir a cifra de 95 milhões ao ano. Gastos com alguns abomináveis personagens e seus gabinetes.
Na Câmara, em Maio último, ele passou com 270 votos a favor e 207 contrários.
Todos os partidos , incluindo o do atual presidente, assim como a legenda do inelegível ex.'mandatário'recente, apoiaram a ideia.
Partidos contrários a essa manobra: PSOL, Cidadania, Novo e Rede.

 Há um ano, na celebração do

Centenário da minha querida amiga e colega, Susanne Bial. Trinta e dois anos de uma parceria singular para mim.
Uma vida extraordinária. Profissional exemplar.
Hoje, um dia após celebrar 101 anos, ela nos deixa.
À sua memória.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas

 Ciclovia deserta. Ruas com pouquíssimo movimento e a praia desprestigiada a não ser por alguns obstinados jogadores de bola: pelo alto ou por baixo.

Nada a ver com BRICS. Que aliás é o que mesmo? Reunião de líderes mundiais. Líderes? Ou seria a composição de um novo bloco econômico?
A resposta, não sobre a indagação acima, mas a respeito do frio, está na temperatura apontada pelo relógio que reside na orla.
Se estiver chovendo, mas calor, há algum movimento. Baixou de 19 graus, viva alma não haverá...
Desde sexta, oscila entre 16 e 15. Ontem à noite, sensação térmica de 14 e com bastante umidade.
Sim. Temos uma rara sequência de dias e noites frias.

 Sobre Fiscos e uvas...

O novo técnico da amarelada seleção canarinho está com problemas sérios. Não é a saúde dele. É o Fisco da Espanha. Foi condenado.
Saidinha boa essa que arrumastes, hein?
Ancelotta, e não Ancelotti, é uma uva típica italiana.
Tem produção dela no Brasil e safras mais recentes são boas. Argentina também cultiva.

 Maduro, aquele mesmo, manda prender economistas que divulgam a realidade econômica do país ao lado. Seria o sonho de muitos?

São 3,número inicial, economistas presos até agora.
Incomunicáveis há 3 semanas.Nem a família, nem os advogados de defesa sabem como estão.
A idade média tem CEP atualizado e, ao que parece, perpétuo.